Como ser corajoso sem ser inconsequente
Existe muita diferença entre coragem e inconsequência. Aprenda a diferença entre elas e saiba como ser corajoso sem ser inconsequente.
Lidiane Franqui
Muitas vezes, a vida requer coragem para enfrentar os desafios que ela nos impõe. Mas nem todo mundo consegue ter essa coragem e muitos, quando a tem, acabam exagerando e se envolvendo em problemas. A verdade é que muita gente confunde coragem com inconsequência e ao invés de resolver as coisas, acaba complicando ainda mais.
A coragem nos impulsiona para o progresso. A inconsequência nos atrasa a caminhada. Isso porque ela nos faz retornar para o início e começar tudo de novo. Quando somos inconsequentes, atropelamos nossos objetivos e não respeitamos o tempo das coisas e das pessoas. A coragem não, pois ela nos dá lucidez fazendo com que as coisas sejam feitas da forma correta e no tempo certo. Porém, como saber a diferença entre as duas e ser corajoso sem ser inconsequente? Veja as dicas abaixo.
Pense antes de agir
Uma das características mais visíveis da pessoa inconsequente é agir por impulso. Essa pressa a impede de pensar e analisar toda a situação, fazendo com que caia em armadilhas desnecessárias. Já o corajoso pensa antes de tomar qualquer atitude, pois sabe que toda ação provoca uma reação. Ele avança, mas consciente do que está fazendo. Jamais atropela os acontecimentos e entende que existe um tempo para tudo.
Saiba ousar, mas com cautela
Não tenha medo de ousar quando for em busca de sonhos e projetos. A coragem é ingrediente fundamental na realização deles. O corajoso realiza porque tem propósito firme, porque pensa antes de agir e analisa as consequências. Mas somente faça isso depois de estar com os pés firmes no chão e decidido a partir para uma nova realidade. Quando mudamos algo que requer coragem, enfrentamos novas situações e encarar o novo não é fácil. A ousadia é fundamental, mas a cautela é vital. Portanto, ouse; mas sempre com os pés no chão.
Analise os prós e os contras
Essa dica é, na verdade, um complemento das anteriores. Muitas pessoas acabam agindo inconsequentemente porque não pensam nas consequências. Não analisa o que uma atitude pode acarretar. Essa análise diferencia a pessoa corajosa da inconsequente, pois quem faz isso não toma decisões por impulso e muito menos atropela os acontecimentos.
A conclusão que se chega é que uma pessoa só possui a imagem de corajosa quando é bem-sucedida em suas realizações. E isso é óbvio, pois todas as dicas apresentadas neste texto são também fórmulas de sucesso. Dificilmente uma pessoa inconsequente segue essas dicas. Os corajosos não, eles seguem esse roteiro naturalmente e evoluem a cada passo dado.