Como ser mais ativo e não sucumbir à falta de ânimo
‘’Sua atitude determina sua altitude’’ .
Érica Keiko Nagasse Mendes
O desânimo é uma consequência da ociosidade, tristeza e de principalmente não saber lidar com os fracassos e adversidades da vida. A pessoa desanimada tende a acreditar que não é capaz de fazer as coisas e acaba por perder muitas oportunidades de se tornar bem-sucedida, sem falar do perigo do desânimo chegar ao ponto de se tornar depressão.
Para lhe ajudar vencer a falta de ânimo segue algumas dicas que lhe ajudarão a ser mais ativo e não ter tempo para o desânimo:
1- Não tem como você se forçar a gostar de algo que não lhe dê prazer, busque fazer coisas condizentes a sua personalidade e talento, não faz sentido você ser ator se tem medo da plateia. O que realmente importa é encontrar atividades que lhe deem chances de se sair bem e lhe proporcionem satisfação, assim você será mais ativo e terá mais ânimo de realizar qualquer que seja a atividade.
2- Não se desespere, você ainda tem muito para conquistar; e mesmo que não pareça, o sucesso está sempre próximo a nós. Lembre-se que não existe uma fórmula para se tornar bem-sucedido, não fique se baseando por meio de um padrão definido, você pode acabar não dando real valor para suas conquistas.
3- Deixe de reclamar, isso não leva a nada, afinal, o que hoje é motivo de tristeza amanhã pode vir a ser o motivo de sua alegria; não desista nos primeiros tropeços pois o importante é estar em pé sobre as ruínas. Aprenda com os erros.
4- Você não nasce um vencedor, você se torna um. E isso vem por meio de traçar e seguir planos. Para ter uma vida mais ativa é necessário agir. Analise seu dia a dia e o que você tem feito, e os resultados que tem alcançado, depois estipule seus objetivos. Por exemplo, se você tem o desejo de falar inglês o que deve fazer é incluir em seus planos um curso de inglês. Quanto mais carregado for seu dia menos espaço o desânimo vai ter; por isso faça seus planos, saia de casa e abrace as oportunidades, elas estão de braços abertos lhe esperando.
5- Não tentar é o pior dos fracassos. A maior parte das pessoas se arrepende mais das coisas que deixou de fazer do que as que realizou. Use o medo a seu favor, ele pode vir a ser um ótimo gerador de motivação; enfrente e vença e sinta que quando você derruba as barreiras do medo as conquistas são muito mais significativas.
6- Aprenda com o passado, e construa seu futuro hoje. Aproveite o máximo de cada dia, não se entregue e tome as decisões hoje, faça hoje, amanhã pode ser tarde demais.
“Sua atitude determina sua altitude” (Dr. Bernard Harris).