Como ser mais cortês
Reflexões sobre a importância de desenvolvermos a cordialidade na construção de bons relacionamentos, dando exemplo de gentileza e boas maneiras.
Suely Buriasco
A cordialidade deve ser de grande interesse para todos, pois através de sua prática é possível que surjam laços de amor e harmonia entre as pessoas. Além do trato cortês recomendado por toda boa educação, usar de gentileza para com o nossos semelhantes é de suma importância porque todos desejam ser bem tratados.
Valor da cordialidade
Ser cordial com as pessoas é o primeiro passo para desenvolver um bom relacionamento. Além dos cumprimentos normais; o sorriso, a atenção e o respeito são atos cordiais que aproximam pessoas e fazem com que surjam sintonias harmônicas entre todos.
Uma atitude cortês atrai bons pensamentos dos outros para conosco inundando nossas almas com sentimentos positivos; ao passo que toda atitude antipática de nossa parte atrai sentimentos negativos que nos envolvem a alma como uma nuvem negra e compacta. Pessoas cordiais sempre são lembradas, afinal todo ser humano gosta de ser bem tratado e a cortesia desperta o que há de melhor e nobre na pessoa.
Mudança de paradigmas
Precisamos do convívio social e para que construamos bons relacionamentos é imprescindível nos libertar de alguns paradigmas, nos colocando mais flexíveis diante de conceitos diferentes do nosso. Isso não significa mudar os nossos próprios conceitos, e sim admitir que as pessoas pensem diferentes e respeitar isso.
Palavras mágicas
Com licença, obrigado, de nada, por favor, por gentileza, bom dia, boa tarde e boa noite são palavras básicas e mágicas, devendo ser usadas não somente como um cumprimento, mas acima de tudo, como um desejo. Isso quer dizer que é importante colocarmos sentimento na fala. São coisas simples que fazem toda a diferença.
Não significa ser íntimo
Não seja inoportuno e nunca invada a privacidade alheia. Reconhecer limites entre o nosso direito e o dos outros é fundamental para criar laços de cordialidade. Se importe com as pessoas, demonstre isso a elas, mas espere que parta sempre delas a intenção de dividir situações mais íntimas. Seja uma pessoa atenciosa e amável sempre.
A cordialidade deve ter início no lar
A cortesia é quesito básico na educação e se aprende desde pequeno em casa. É no lar que iniciamos a prática das boas maneiras e desenvolvemos o sentimento de amizade para com os outros. É grande a importância do nosso exemplo para que os familiares, principalmente os filhos, se conduzam bem em público e tratem os outros com respeito. Boas maneiras são muito mais do que só uma conduta boa!
Lembremo-nos de valorizar a cordialidade somando bons pensamentos e atitudes para com os outros a fim de que possamos merecer o mesmo tratamento, até porque só colheremos amanhã aquilo que plantarmos hoje. Assim, agir com gentileza e simpatia é, primeiramente, de nosso próprio interesse.