Como ser menos arrogante
Veja como ser menos arrogante seguindo as dicas apresentadas neste artigo.
Lidiane Franqui
Todo mundo tem o direito de expressar sua opinião a respeito de algum assunto, mas querer que essa verdade seja aceita é comportamento típico dos arrogantes. Infelizmente nem todos têm a humildade de admitir os próprios erros e principalmente de aceitar que outra pessoa esteja com a verdade. Esse é um assunto muito delicado, mas falaremos sobre ele dando dicas de como abandonar essa postura, ou seja, como ser menos arrogante. É um modo de informar e de ajudar a quem ainda vive nessa ilusão, que é a arrogância.
O arrogante não reconhece no outro a verdade e muito menos elogia suas conquistas. Para ele, ninguém é melhor e mais merecedor. Portanto, se você deseja se livrar da arrogância, comece a observar as qualidade do outro e a perceber que, assim como você, todos podem ser bons e ter qualidade. Aos poucos, vá se modificando até chegar o ponto de não apenas reconhecer o outro, mas também de demonstrar isso através do elogio.
Escute outras opiniões
Como o arrogante se considera o dono da verdade, se recusa a ouvir a opinião alheia mesmo exigindo que os outros escutem e aceitem a sua. Comece a mudar isso e abra os ouvidos (e o coração) para ouvir outras verdades. Dê-se a oportunidade de conhecer outros caminhos, mas sempre com humildade. Saiba que, sem ela, o mundo jamais mudará para uma condição melhor. Somos todos diferentes, mas Deus nos criou para que pudéssemos viver em harmonia.
Não se enalteça
Falar demais sobre os próprios feitos e qualidades não é uma postura agradável. Isso é falta de humildade e sinal de arrogância. Portanto, se você quer abandonar esse comportamento comece a se policiar e toda vez que estiver se enaltecendo, lembre-se dessa dica e pare. Com o tempo e a prática, você deixará de se enaltecer e perceberá que, se você realmente detém tantas qualidades, os outros falarão por você. E pode ter certeza que é bem mais gratificante.
Agradeça
Agradecer é reconhecer que a ajuda do outro foi útil. Mais ainda, é admitir que o outro estava certo em alguma coisa. Sempre que tiver oportunidade, agradeça. É uma forma de demonstrar que em algum momento você não estava certo e foi arrogante o suficiente para não reconhecer.
Todo processo de mudança é delicado e exige, além de força de vontade, muita perseverança. Antes de seguir as dicas, esteja consciente de que a mudança é necessária e fará com que você tenha uma boa relação com as pessoas e com você mesmo.