Como ser um marido menos machista e brigão
Melhore seu relacionamento mudando alguns hábitos e ofertando mais amor ? sua esposa.
Fernanda Ferraz
Alguns maridos são um tanto machistas; gostam de ditar regras, mas não sabem ouvir; gostam de reclamar, mas não sabem elogiar. Estamos aqui não para ofender, mas para esclarecer o efeito negativo que essa atitude machista tem na vida das pessoas que convivem e estão ao seu redor, como a esposa e os filhos.
O que um homem com características machista e brigona pode ocasionar?
-
Problemas no relacionamento com esposa e filhos.
-
Sentimentos de raiva, angústia, medo ou depressão.
-
Sufocamento.
-
Sentimento de aprisionamento.
Advertisement -
Dificuldades na comunicação familiar.
-
Preferência em manter-se calado e neutro nas conversas.
-
Abatimento físico.
-
Doenças psicológicas.
-
Divórcio.
Advertisement
Todo casal pode viver bem, desde que ambos se esforcem. Realmente precisa-se de muito empenho das duas partes, amor e paciência, mas uma boa convivência é feita do exercício de se importar com o outro no dia a dia, de companheirismo, e de dedicação, então vamos dar algumas dicas, para você como marido, em mudar alguns velhos hábitos em prol de sua família.
Repensar
. Não é que tudo que você diz e faz não seja bom ou não seja importante, mas tudo o que for fazer, deve ser pensado com muito carinho e respeito, porque às vezes até mesmo sem querer pode ser que magoe alguém. É preciso analisar o que realmente você acha importante e ver se o modo como fala ou age fere alguém emocionalmente.
O tom da voz
. É difícil perceber o tom da voz num momento de briga, mas avalie sua conduta individual, veja o timbre de sua voz. Não grite, para se conversar não é preciso gritar; é bem melhor ter uma boa conversa com calma e falar num tom pacífico e suave. Como família, vocês se entenderão mais facilmente dessa forma.
Diálogo é a melhor solução
. Caso você não concorde com algo que sua esposa ou filhos desejam fazer ou fazem, o melhor é sentar e dialogar, olhar olho no olho e dar a cada um a oportunidade de explicar por que quer fazer e por que é importante fazer determinada coisa.
Se pôr no lugar
. É bem verdade que muito se fala que devemos fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem para nós, mas para isso tem que se colocar no lugar mesmo! Visualizar, imaginar ou vivenciar. Então quando alguém da família quiser ir a algum lugar e você não quiser deixar, você pode ir junto para ver o ambiente, e conhecer as pessoas, antes de criticar ou simplesmente dizer NÃO!
Ser mais positivo e estar aberto a aprender
. Ninguém sabe de tudo, e estamos constantemente aprendendo e conhecendo novas informações, por isso é necessário estar aberto aos bons ensinamentos, saber ouvir e estudar a respeito, não fazendo pressuposições, sem o conhecimento perfeito dos fatos.
Permitir
. As esposas têm algumas necessidades naturais de se aprimorarem e aprenderem; às vezes o que acontece, é que o marido machista não permite a esposa conhecer ou aprender novas atividades, seja conseguir um emprego, ou fazer um curso de costura ou uma faculdade, e isso traz muita infelicidade para a esposa. Talvez o marido nem perceba o quanto isso é importante para ela sentir-se útil e fazer parte da sociedade de alguma forma; talvez os sentimentos dela nem estejam sendo notados, e isso é muito negativo, porque as necessidades de ambos devem ser compreendidas e satisfeitas, por isso conversar é tão importante. Ela fica calada, nem tenta argumentar? Talvez seja porque já cansou de tentar ou por medo, então não insiste em conversar um pouco mais.
Brigar ou impor, não é a solução
. Briga nenhuma leva a lugar algum, contenda nunca foi bom, nem nunca fez bem a ninguém, por isso, cuidado com os termos que usa, a forma como fala. A grosseria é como uma faca que penetra e fere a alma. Para ter equilíbrio e harmonia, é exigido sintonia.
Mudanças
. As mudanças podem ocorrer ainda que lentamente, mas creio que todo esforço positivo é válido para se viver bem, o importante é querer mudar e praticar isso diariamente, começando com os pontos mais simples, depois, gradualmente, mudando para os pontos mais difíceis.
Ser mais carinhoso e atencioso
. Todas as pessoas gostam de carinho, mesmo quando não aprenderam a dar ou receber com muita facilidade; mas tente, se esforce. Para mudar é preciso haver esforço, se fosse fácil, nem era preciso tentar e perseverar.
Tire da cabeça
. Pare de pensar que só você tem razão ou que sua esposa só pensa e faz o que quer, pare de enxergar somente as coisas negativas a respeito dela, em vez disso, pense em como pode tornar seu casamento melhor e mais feliz!
Porque só amamos de verdade quando doamos todo o nosso amor de forma pura e sem egoísmo.