Como sobreviver a uma traição

Sempre que falamos em traição, pensamos em infidelidade. A traição pode vir de lugares inesperados: família, amigos, colegas de trabalho. Se você sofreu uma traição, quer saber como superá-la?

Laura Abbott

Sempre que se fala em traição, costumamos pensar automaticamente em infidelidade conjugal ou no namoro. Porém, a traição também pode vir de lugares inesperados: família, amigos, colegas de trabalho. Se você já foi vítima de uma traição, sabe do que estou falando. Se você me permite, compartilho algumas sugestões para superá-la:

Pare de reclamar

Situações passadas são impossíveis de serem mudadas. O que aconteceu ficou no passado e, mesmo que ainda fira a sua alma, não há nada que possa mudar essa realidade.

Não reviva o momento

Relembrá-lo mil vezes ou narrá-lo em detalhes para qualquer pessoa que se aproxime de você só vai aumentar a ferida e fazer as pessoas se afastarem. Além disso, você estará gastando a energia preciosa que precisa em sua vida para seus novos projetos.

Perdoe e deixe para lá

Quando há perdão, o maior beneficiado é você. Você dirá que é fácil dizer, mas é uma grande verdade. Ao perdoar essa pessoa, você se liberta e sente paz. E embora ela ainda seja responsável pelo dano que causou, cabe a ela olhar para dentro de si e reconhecer os motivos de sua ação. 

Cabe a você continuar vivendo no presente e aproveitando as coisas bonitas que a vida lhe dá. Um tropeço não é uma queda e, embora haja traições, a vida continua, e às vezes até melhor.

Advertisement

Livre-se dos sentimentos ruins

Eles apenas prejudicam você, obscurecem o ambiente e podem deixá-lo doente. Raiva, vingança e ressentimento não são bons companheiros. Quanto mais cedo você se livrar deles, melhor você se sentirá. 

Pode ser um processo longo, dependendo do tamanho da traição. Mas pense que todos esses sentimentos ruins que você não está tentando evitar estão apenas sujando seu espírito e, talvez, a outra pessoa nem saiba. O principal aqui é voltar a pensar em você.

Tente voltar a confiar

Quem pratica ações desonestas ou excessivas muitas vezes não tem ideia das consequências. As pessoas que sofrem uma traição são violadas muito além da ação concreta, porque, uma vez traídas, é muito difícil para elas voltarem a confiar. Algo lá dentro foi quebrado e é difícil juntar os pedaços novamente. 

Esse é um trabalho árduo, mas não impossível. É uma questão de você propor e entender que nem todas as pessoas são iguais. Perder a confiança nos outros só faz você se fechar para novas oportunidades de conhecer pessoas boas.

Confie em Deus

A justiça divina é muito diferente da justiça humana. Cada um colhe o que planta, e não cabe a você fazer justiça com as próprias mãos. Preocupe-se com sua semeadura e fique tranquilo sabendo que suas ações estão corretas.

Advertisement

Muitas vezes, temos desafios pelo caminhos, e nos encontrarmos em situações que testam nosso equilíbrio é uma questão quase diária. As traições muitas vezes perturbam nossos sentimentos e reações. Costumam colocar nossa vida de cabeça para baixo e nos colocar diante de um novo começo. Mas é definitivamente isso, um novo começo em que podemos optar por permanecer ressentidos e estagnados, ou nos libertar e embarcar rumo a um destino novo e bem melhor.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cómo sobrevivir a una Traición

Toma un momento para compartir ...

Laura Abbott

Laura Abbott é licenciada em Periodismo e Comunicação, graduada pela Universidade John F. Kennedy de Buenos Aires. Esposa e mãe de três filhos.