Como superar traumas e ser feliz novamente

Buscar inspiração nas pessoas que passaram por grandes traumas e superaram é um caminho para buscar a felicidade.

Suely Buriasco

As maiores dores do ser humano estão relacionadas às perdas: perda do amor, de entes queridos, de bens materiais, de saúde… Desde o nascimento convivemos com esse sentimento que nos acompanha por toda a vida. Lidar com as perdas não é, pois, algo fácil, mas é possível amenizar o sofrimento não se deixando contaminar com a revolta e o desespero. Claro que perdas significativas provocam traumas que não superados representam grandes obstáculos no decorrer do tempo.

Felizmente, o número de pessoas que refazem suas vidas depois de passarem por traumas intensos é significativo e inspira outras pessoas a agirem da mesma forma.

Enfrentamento

Enquanto não enfrentamos nossos próprios traumas não encontramos maneira de sobrepujá-los. Diante do que nos configure perigo é preciso tomar coragem e agir, não se deixando paralisar. A coragem para o enfrentamento de situações traumáticas significa maturidade e não ausência de medo.

Resiliência

No dicionário Houaiss encontramos o seguinte significado para a palavra resiliência: “Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças“. Existem muito exemplos de pessoas que superaram as adversidades, cresceram com elas e refizeram suas vidas. No entanto, essa capacidade nem sempre é natural, muitas vezes é necessário ser desenvolvida através da psicoterapia.

Perdão

Perdoar pessoas envolvidas em nossos traumas é essencial nesse processo, pois, o perdão nos faz livres do passado e aptos a assumir o presente. Claro que isso não é fácil, mas é necessário compreender que quando não perdoamos somos os maiores prejudicados.

Advertisement

Ressignificar

Ninguém pode esquecer o que passou, mas é possível dar um novo significado às situações. Segundo artigo postado por Leila Franco no blog Ressignificando: “Ressignificar, na prática, é a capacidade que possuímos e quase não percebemos, de encarar de forma simples as situações que antes eram complicadas; de perceber de uma nova maneira e dar um novo sentido àquilo que já estava formatado no nosso sistema de valores e crenças“. É interessante observar que dessa forma abrimos um leque de possibilidades inéditas.

Retomada

A partir da superação do trauma, ou mesmo da diminuição de seus efeitos, já é possível fazer novos planos e dedicar-se a executá-los. A retomada da vida é essencial e inadiável, pois, o ser humano não consegue manter-se saudável quando envolvido em sofrimento.

Quando a gratidão pelo que temos ou tivemos é maior do que o sentimento de perda, estamos no caminho da superação.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.