Como superar um vício
Os vícios causam dor, sofrimento e frustrações tanto para o dependente quanto para os que com ele convivem, porém eles podem ser controlados e superados com força de vontade e persistência.
Moroni Ataide
Existem vários tipos de vícios, dentre eles, podemos destacar o uso de drogas, álcool, pornografia, compras compulsivas. Alguns outros podem até ser considerados inofensivos, porém todo vício contém o seu mal embutido nele. Os vícios trazem dor e sofrimento, por eles famílias são desfeitas, pessoas perdem grandes oportunidades, a felicidade se vai e fica uma angústia por não se conseguir ser mais forte que aquele vício. Neste artigo, veremos como se pode evitar tanto sofrimento e ser livre das correntes de vícios.
Reconheça o vício
O primeiro passo que você precisa dar é reconhecer o seu vício, a menos que você reconheça sua dependência, não conseguirá se livrar dela. E isso às vezes é difícil, porque o dependente não consegue chegar à conclusão de que é um viciado, até que encontre um motivo para mudar. Para o dependente, o vicio é facilmente confundido com um hábito, procure se estudar para chegar a essa conclusão.
Tenha vontade de mudar
Após identificar e reconhecer sua dependência, tenha vontade de mudar de comportamento. Essa vontade deve ser um firme propósito e não só algo passageiro. Um vício é algo forte e persistente, você precisa ser mais forte e mais persistente. Para te motivar a mudar, você pode conversar com pessoas do seu convívio e pedir que elas sejam francas a respeito ao que sentem sobre você e seu vício.
Não fique só
Muitos desejos que devem ser controlados surgem quando a pessoa está sozinha. Procure não ficar sozinho para que esses desejos não se manifestem. Há uma força e proteção gigantesca no companheirismo. Procure se relacionar cada vez mais com pessoas que querem te ajudar, você terá mais força se tiver ajuda.
Novos hábitos
Para livrar-se da vida antiga é preciso ter novos hábitos, novos costumes. Se, por exemplo, você tem o costume de fumar na varanda, deixe de ir à varanda, porque seu cérebro já está acostumado com isso e liga o local em que você está ao que você costuma fazer lá. Logo, se você for à varanda, mesmo que com a intenção apenas de ficar lá, a vontade de fumar virá.
Mude
Tenha coragem para mudar de vida. É necessário fazer mudanças radicais. Se for necessário trocar de amizades, faça isso! Infelizmente, nem todos que chamamos de amigos querem o nosso bem, então, escolha novos amigos. Nem sempre é fácil fazer isso, porque criamos vínculos com as pessoas, mas explique a mudança que quer ter e se elas, realmente, forem suas amigas te apoiarão.
Assuma uma mudança
É preciso conscientizar-se que, agora, você viverá uma nova vida e ter isso definido na sua mente. Mesmo que tenha vontade de voltar a ser quem era, agora você é uma nova pessoa, uma pessoa mais forte e decidida que não precisa ceder a vícios para ser feliz. Deixe a vida passada no passado, tenha uma visão futura para progredir.
Vença hoje
Quando pensamos a longo prazo, pode ser que pareça muito difícil ficar sem aquele hábito por tanto tempo. Mas pense que você pode vencer hoje, acredite na sua força de hoje, amanhã faça o mesmo, mas pense que você pode vencer hoje. Se caso você tiver uma recaída, não desista de si mesmo, continue tentando dia após dia. Na maioria das vezes, as pessoas levam muito tempo para conseguir controlar impulsos, mas o importante é você progredir e ficar mais forte cada vez.