Como ter certeza de que Deus sempre ouve suas orações

"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração" Jeremias 29:12-13

Michele Coronetti

A oração é o meio que temos para nos comunicar com nosso Pai Celeste, aquele que nos deu esta vida. Não importa se o momento é de angústia ou alegria, orar torna-se tão essencial quanto à alimentação. Estar conectado ao Ser que ama infinitamente cada um de nós, ter a certeza de que Ele realmente está lá, pronto para ouvir, transmite paz, consolo e esperança.

Mas como saber se as preces estão sendo ouvidas?

A comunicação sempre foi importante desde os primórdios da vida humana. Sua evolução segue acelerada ao longo dos tempos. Hoje é muito fácil ver e falar com uma pessoa do outro lado do planeta. As opções são diversificadas e a certeza de obter uma resposta é real. Isso não acontece na oração. Não conseguimos ver, ouvir ou teclar com nosso Deus. Sua forma de comunicação é superior e mais sutil. Ele se comunica conosco através das emoções.

Leia: 7 virtudes que lhe ajudam a saber se Deus está realmente ouvindo você

A questão do sentimento é algo muito confuso. Alguns sentem que suas preces são ouvidas e reconhecem as respostas recebidas através de pessoas ou acontecimentos. Para outros há uma grande confusão. Algumas atitudes podem ajudar neste entendimento e se praticadas constantemente podem trazer a paz e a certeza aguardadas.

Advertisement
  1. Escolha suas palavras. Seja específico, direto e sincero. Longas orações vazias são somente palavras. Preces simples cheias de gratidão e certeza invadem o coração de sentimentos bons e confirmação de que realmente são ouvidas. (Provérbios 15:29)

  2. Torne rotineiro. Já informam as escrituras que devemos orar pela manhã, ao meio-dia e à noite. Lembrar-se sempre de Deus especialmente ao levantar com um coração grato e ao deitar pedindo proteção todos os dias transmite segurança. Um relacionamento diário com nosso Pai trará os melhores sentimentos de amor e fé. (Mateus 7:7)

  3. Ore sempre que sentir necessidade. Não só nos horários acima mencionados, mas ao sentir o desejo de agradecer algo que acabou de acontecer ou pedir em um momento de aflição. Os sentimentos de certeza aumentarão à medida que as orações se tornam constantes e pessoais. Ter uma prece no coração também é indicado nas escrituras. (João 15:7)

  4. Lembre dos outros. Não há nada mais comovente que esquecer de si mesmo e desejar o bem aos irmãos. Ao orar pelas outras pessoas a fé é fortalecida e o coração fica preenchido do amor de Deus. Lembrar-se sempre daqueles que amamos, dos que convivemos e até dos que não nos querem bem aumenta a chance de certeza das orações estarem sendo ouvidas. (I Samuel 12:23)

  5. Tornar o momento especial (Mateus 14:23). Além de estar conectados durante todo o dia com orações simples e com o coração direcionado a Deus, criar ocasiões especiais onde é possível desfrutar de absoluto silêncio, poder ajoelhar e entregar a alma a Deus em oração, proporcionará uma experiência edificante. Com a correria dos tempos modernos fica cada vez mais difícil conseguir realizar isto. O próprio Jesus Cristo se retirava e ficava a sós a fim de orar ao Pai. Momentos de silêncio e adoração farão uma grande diferença na vida.

    Advertisement

Leia: Uma oração pode mudar tudo

Entregar-se aos sentimentos positivos transmitidos pelo Pai pedem humildade, comprometimento e fé. Não há nada mais magnífico que ter a certeza de que nossas preces são ouvidas. Ter o coração pleno do amor de Deus, com a certeza de que o relacionamento com Ele vai muito bem, torna os dias difíceis mais leves e os dias bons muito mais gratificantes.

Leia: Como a oração pode ajudar: O doce poder da oração

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.