Como ter coragem de defender o que é correto
Coragem é sua força de espírito, é uma característica dos vencedores. O corajoso se motiva a ir mais além.
Moroni Ataide
Defender o que é correto é um dever de todas as pessoas, porém, devido à deturpação de padrões e valores morais na sociedade, defender o que é correto nem sempre é visto como algo bom. As pessoas que fazem isso podem sofrer com ridicularização e constrangimento, são motivos de piadas e alvo de falsas acusações, por isso, é preciso se ter coragem para defender o que é correto e defender princípios e valores morais, apesar de estar fazendo o certo. Vejamos algumas coisas que podem ser feitas para desenvolver mais coragem de defender o que é correto.
Decida antes
Tome as decisões corretas na sua vida antes do momento da decisão chegar. Escolha as coisas que você fará e o que não fará, é preciso ter coragem para dizer não e também para dizer sim. Permaneça firme nessa decisão quando surgirem pessoas que tentarem fazer com que você mude de ideia.
Conduta
É preciso se ter uma convicção para defender e fazer o que é correto. Convicção é uma certeza que não é mudada, porém, a convicção se torna inútil se não for transformada em conduta. Essa convicção precisa ser demonstrada por ações, então seus atos mostram em que você acredita.
Defina seus padrões
Não diminua seus padrões por que pessoas à sua volta não os vivem. Estabeleça suas próprias regras no trabalho, escola, vizinhança, pois você terá que conviver com pessoas de padrões diferentes dos seus, mas isso não quer dizer que você deve ser como eles. Estar no mesmo ambiente não quer dizer o mesmo que ter as mesmas atitudes.
Tenha confiança em si
Se você tiver confiança pessoal é menos provável que cederá a pressões de grupos de pessoas que o tentarem induzir a fazer algo que não condiz com seus padrões. Tenha certeza de que você sabe o que é melhor por que você já estudou sobre o assunto e já decidiu o que fazer.
Respeite
Nem todas as pessoas aderirão aos seus padrões ou concordarão com o que você disser, então mesmo que vocês não concordem um com o outro seja respeitoso. Respeitar não é o mesmo que concordar, assim como discordar não é desrespeitar. Mesmo que você não concorde com o que uma pessoa faz é uma obrigação respeitar o próximo.
Não imponha
Dê o exemplo, mostre pelo seu exemplo que você é digno de confiança. À medida que as pessoas verem que suas atitudes são boas, passarão a confiar mais em você e assim ficará mais fácil de você defender seus padrões pessoais.
Seja franco
Diga com clareza e simplicidade as coisas que você acredita e defende. Seja sincero se te disserem algo que não está correto; mas ser franco é ser sincero, e não dizer tudo que pensa. Lembre-se também que muitas vezes o que você diz não tem tanto peso quanto como você diz, então tome cuidado com o modo que você usará para não ofender as pessoas.