Como transformar dificuldades em sonhos compartilhados com seu cônjuge

As frustrações do passado podem atrapalhar nossa luta para alcançar nossos objetivos. Confira algumas dicas para vocês conseguirem transpor as dificuldades e realizar seus sonhos como casal.

Arelly Vela Catzín

As dificuldades e contratempos diários são como uma faca de dois gumes: podem ser oportunidades para melhorar em muitos aspectos, ou podem levar ao sentimento de fracasso ​​e à tomada de más decisões, principalmente quando reagimos a eles estando mal-humorados, angustiados ou frustrados.

Às vezes pensamos que, em uma sociedade como a nossa, é inútil sorrir ou ser feliz. Os problemas que vemos todos os dias à nossa volta podem nos levar a pensar que tudo está errado no mundo e que, quase como consequência, não há condições de ter relacionamentos pessoais melhores e casamentos felizes. Embora não possamos remediar tudo, a solução para muitas dessas situações está em nossas mãos, em nossos corações, na capacidade de não nos deixarmos contaminar pela “loucura do mundo” e tentarmos nos concentrar em nosso bem-estar interior.

Essa é uma maneira de nos prepararmos para sonhar e realizar nossos sonhos: buscar dentro de nós, bem no íntimo, e estabelecer metas para melhorar. Os obstáculos e dificuldades que enfrentamos – maus hábitos, planos irreais, crenças incorretas, traços de personalidade negativos, pensamentos pessimistas – são, coletivamente, coisas que nos impedem de sentirmo-nos verdadeiramente vivos e capazes de ir além do que já conquistamos.

É hora de refletir e agir

Que possamos aproveitar a oportunidade para procurarmos dentro de nós mesmos os mais profundos anseios de vida, tanto individualmente quanto com nosso cônjuge. Esta é a hora de se pôr diante do Criador e pedir que seu tempo juntos seja prolongado, abençoados e cheios de realizações.

Embora alguns acontecimentos da vida – como doença, perda de um ente querido, nascimento de um filho – ou épocas do ano – como aniversário de casamento, Natal e Ano Novo – sejam convidativos para uma reflexão sobre o que temos feito e vivido, lembre-se de que isso é inútil se não tomarmos decisões firmes e ousarmos agir, para que, a partir desse acontecimento, venha um período muito mais frutífero e abençoado. Esta é a chave: pensar e agir!

Advertisement

Com relação aos planos, objetivos e sonhos que construímos como casal, deixe-me sugerir algumas coisas que podem ajudar você e seu cônjuge a superar as dificuldades que enfrentam hoje e, acima de tudo, identificar esses sonhos compartilhados e os meios de torná-los realidade.

Pegue papel e caneta, sentem-se e passem algum tempo trabalhando juntos nestes pontos:

Complementem seus pontos fortes

Revejam juntos os pontos fortes que vocês têm, aqueles que ajudaram cada um a sair de momentos difíceis e anote-os (por exemplo: ser confiante, não desistir, analisar a situação com integridade, entre outros). Pare para apreciar os pontos fortes com os quais você foi abençoado. Se outras situações em que você usou esses pontos fortes vierem à mente, anote-as também. Vocês descobrirão que cada um tem maneiras diferentes de lidar com os problemas e podem se complementar para alcançar coisas maiores juntos.

Identifiquem seus sonhos pessoais

Às vezes, nossas vidas estão cheias de sonhos que morreram, que foram abandonados ao longo do tempo, seja qual for o motivo. Todos os nossos sonhos – mesmo aqueles que nos parecem um pouco bobos – expressam o profundo desejo de investir nossos corações e esforços para tornar a vida muito melhor para nós mesmos e para aqueles que amamos.

Anotem seus objetivos como amigos, pais, cônjuges, membros da sociedade etc. Então olhem sua lista e perguntem a si mesmos: “Por que tantos sonhos foram abandonados e não se tornaram realidade? Nesses sonhos frustrados, o que aconteceu com o que consideramos nossos pontos fortes? Que sonhos partilhamos ou podem complementar-se?”.

Advertisement

Reconheçam suas frustrações individuais

Agora, vamos falar de todas aquelas pedras que são colocadas em nosso caminho para nos impedir de avançar ou, se elas nos deixam avançar, nós o fazemos com muita dificuldade. 

No caminho para qualquer objetivo significativo, inevitavelmente encontraremos obstáculos e desafios. Por exemplo, muitas vezes, alguém que deseja desesperadamente se apaixonar pode estar bloqueando suas próprias oportunidades de encontrar alguém devido ao medo, timidez, baixa autoestima etc. Ao reconhecermos os desafios, conseguiremos finalmente valorizar mais plenamente aquilo que buscamos alcançar.

Isso também nos ajudará a enfrentar as dificuldades mais diretamente e a remover os obstáculos que surgem. Claro que não é fácil, mas não é impossível mudar de atitude, começar a pensar mais positivamente e ter confiança. Dê um passo de cada vez e supere o medo.

Faça uma lista de pelo menos três coisas frustrantes em sua vida como solteiro e três em sua vida atual, como casal. Em seguida, anote como suas circunstâncias difíceis podem se tornar desafios que vocês compartilham e que podem enfrentar juntos. Pare para pensar sobre os elementos que estavam faltando naqueles momentos difíceis e como vocês podem apoiar e encorajar um aos outro a seguir em frente.

Sonhem muito juntos

Voltem para a listas de sonhos que vocês escreveram no segundo ponto. Em seguida, escolham os três sonhos mais importantes que vocês compartilham ou se complementam e escreva-os em ordem de importância para ambos. Em seguida, anotem três passos que cada um vai precisar dar (concentrem-se em seus pontos fortes), na ordem de importância e dentro de um tempo estipulado pelos dois.

Advertisement

Encontrem um amigo ou mentor que os conheça bem e que tenha bom senso. Compartilhem seus sonhos, os passos que vão dar e perguntem se são realistas. Se não forem, façam os ajustes necessários. Ouçam os (bons) conselhos, considerem-nos e os coloquem em prática.

Mãos à obra!

Estabeleçam metas de curto, médio e longo prazo. Escrevam-nas em um calendário e coloquem em um local visível para ambos, com acesso diário. Revisem seu progresso toda semana ou mês, nos passos que foram propostos. Caso não estejam cumprindo, verifiquem o que os está limitando e façam as mudanças necessárias. 

Lembrem-se de que é um esforço de equipe, não uma competição. Então continuem trabalhando juntos para alcançar seus sonhos. Se um ficar desanimado, o outro deve encorajá-lo a continuar. Em breve, vocês estarão vendo bons resultados.

Você ousa sonhar junto com seu marido ou mulher? Animem-se, será uma aventura impressionante que, a partir de agora, vocês irão compartilhar e edificar juntos.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cómo convertir las dificultades en sueños compartidos con tu pareja

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Arelly Vela Catzín

Arelly Vela es Maestra en Ciencias Químicas, graduada en la Facultad de Química de la UADY. Es madre de 2 niñas y consejera de matrimonios.