Como usar a Bíblia para aumentar a paz no lar
As escrituras sempre têm ótimas respostas para nossas dúvidas e nos auxiliam a ser mais feliz. Veja como.
Stael Ferreira Pedrosa
Vivemos em tempos difíceis e isso não é novidade para ninguém, principalmente para os pais que temem por seus filhos fora de casa e às vezes até dentro de casa, pois podem ver e viver situações impróprias dentro das paredes do próprio lar enquanto os pais têm que trabalhar duro para pagar as contas e trazer alimento para casa.
Os telejornais nos bombardeiam diariamente com notícias sobre assassinatos, drogas, assaltos, estupros, acidentes, crise econômica mundial, guerra e rumores de guerra e todo tipo de violência imaginável e inimaginável. Em meio a tudo isso nos perguntamos: Como ter paz? Seja paz mental, paz na família ou na sociedade?
Se você é do tipo que acredita que as promessas de Deus se cumprem, então há esperança. Jesus nos disse que “no mundo tereis aflições”, e em seguida, “mas tende bom ânimo”. O que significa que não devemos nos deixar abater pelas aflições, mas ter esperança.
Onde encontrar paz no mundo atual?
Um certo dia, Jesus entrou em Cafarnaum com seus apóstolos e discípulos que sempre o seguiam e ali curou o servo do centurião, a sogra de Pedro e vários endemoniados. Ele já estivera curando uma multidão anteriormente e certamente se sentia cansado.
Pegaram um barco para atravessar o Mar da Galileia no fim da tarde e o Senhor, exausto, adormeceu na proa do barco. Logo se levantou uma grande tempestade com grandes ondas que cobriam a débil embarcação. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! Que perecemos.
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mateus 8:25-27)
Jesus tem controle sobre os elementos, ele pode apaziguar as tempestades de nossas vidas, se tivermos fé nele. Ele não muda a má intenção de um criminoso, mas ele pode mudar nossos caminhos de modo a não o encontrarmos.
Leia: Onde encontramos a paz?
A paz no casamento
Para se alcançar a paz no casamento, a Bíblia nos dá um ótimo exemplo de como os cônjuges, ou futuros cônjuges sejam um com o outro.
Maria, mãe de Jesus, havia concebido o bebê de maneira milagrosa. Ela sabia, Deus sabia, e algumas pessoas inspiradas também perceberam, como sua prima Isabel. No entanto, os outros não sabiam, nem seu noivo José.
A lei àquela época era muito severa e se uma mulher engravidasse sem ser casada, ela poderia ser morta por apedrejamento. E geralmente era o noivo, ou a família dele, quem a denunciava.
José era obviamente o mais ofendido e era seu direito clamar pela justiça e condenar sua noiva “infiel” à morte. Mas, ele não fez isso. Seu profundo amor por ela fez com que ele simplesmente se afastasse, como diz em Mateus 1:19
Então José, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
Ele não só não clamou por justiça quanto ainda não a quis difamar.
Se todos os cônjuges tivessem esse amor e consideração um pelo outro, a paz no casamento seria abundante.
Paz no lar
Ensinar sobre o Senhor aos filhos é a maneira de trazer paz a eles. Os pais devem conduzir esse ensino em seu lar e não somente na Igreja que frequentam. É um mandamento desde os tempos de Moisés. Em Deuteronômio diz:
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. (Deuteronômio 6:6-9)
A paz no lar implica na paz de nossos filhos. Isaías, profeta do Velho Testamento, declara:
E todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante. (Isaías 54:13)
Essas são algumas das maneiras em que a bíblia nos ajuda a ter mais paz. Comece a aplicar em suas vidas e veja os resultados.
Leia: Paz de consciência: A recompensa de uma vida reta