Como usar sua restituição do imposto de renda
Ter um planejamento em mente poderá lhe ajudar muito na hora em que receber sua restituição de imposto de renda. Pense hoje mesmo o que pretende fazer com este valor.
Renata Finholdt
A declaração de Imposto de Renda normalmente é algo em que as pessoas têm horror só em pensar. Ela tem o propósito de identificar e atualizar os órgãos públicos sobre sua vida financeira e desta forma arrecadar impostos ou restituí-lo segundo as informações prestadas.
Quando, ao término de sua declaração, após informar os rendimentos e bens, e abater todos os descontos com educação, saúde, dependentes, você notar que há imposto a restituir já é possível planejar algo com esse dinheiro que retornará ao seu caixa.
Leia: 10 dicas para preparar seu próprio imposto de renda
Sabe aquele velho sonho que você há tempos planeja? Quem sabe esta restituição não seja o pontapé inicial para começá-lo!
1. Aplicação financeira
A crise financeira é algo que assola vários países a todo momento. Ter um dinheiro guardado para evitar momentos difíceis é algo muito recomendado. Se com seu salário mensal você não consegue guardar um pouco de dinheiro em uma aplicação financeira, a restituição de seu imposto de renda pode fazer isso por você.
Converse com o gerente de seu banco para identificar primeiramente qual a melhor aplicação financeira atual e invista o valor, assim, você terá seu dinheiro crescendo aos poucos e bem guardado para qualquer eventualidade futura.
2. Viagem
Viajar é maravilhoso, revigora as energias e traz conhecimento de novas culturas, porém, nem sempre é possível trazer esta experiência fantástica para nossas vidas, porque viajar, apesar de maravilhoso, é uma experiência cara.
Com um pouco de planejamento você pode reservar o valor de sua restituição de imposto de renda para uma viagem. Opte por acumular este valor destinado a viagem por alguns anos para que tenha um período de férias sem preocupação e viaje para algum lugar que sempre teve o desejo de conhecer.
Vale lembrar que viajar requer planejamento, então se este for seu sonho, comece muitos meses antes a planejar seu passeio.
3. Reforma da casa ou troca do carro
Sempre existe a necessidade de reparos na casa, seja uma pintura nova ou a troca de algum utensílio doméstico. O carro também segue a mesma ordem, ou precisa de reparos ou mesmo da troca do veículo, sendo assim, sua restituição de imposto de renda pode lhe ajudar a realizar tudo isso.
Coloque suas prioridades em pauta e verifique o que é necessário realizar primeiro, depois disso aplique com sabedoria o valor restituído de seu imposto de renda, desta forma você não precisará se endividar com novas prestações e poderá usufruir deste valor tão esperado.
Leia: Driblando a crise: As vantagens de mais fontes de renda