Como vencer o pessimismo

Dicas para tornar seu dia a dia e sua personalidade mais positivos.

Suzana Ribeiro

Ele está tão presente e é tão comum no dia a dia que muitas vezes mal notamos, mas basta analisar frases como as seguintes, para perceber o pessismismo em ação:

  • Chuva de novo! Não aguento mais isso!

  • Esse cara não sabe dirigir, olha isso!

  • Se o Brasil tivesse um governo decente isso não seria assim!

  • Trabalho, trabalho e mais trabalho, sou um escravo!

    Advertisement

Comentários cheios de ironia ou sarcasmo, suspiros de má vontade, olhares desanimados, conversas em tom rude, pessoas irritadas esbravejando no trânsito, gritos substituindo a doce comunicação que deveria exisitir nos lares. Todas essas coisas são manifestações de pessimismo. “Se olharmos ao nosso redor, há uma centena de razões para não sermos felizes, e é muito fácil colocar a culpa de nossa infelicidade nas coisas que faltam na vida. Não é preciso nenhum talento para encontrá-las, o problema é que quanto mais nos concentramos nas coisas que não temos, mais infelizes e ressentidos nos tornamos.”

Seguem 5 dicas para eliminar o pessimismo de sua vida:

1. Exercite a gratidão

. Liste as coisas boas que já tem, seja sincero ao dizer obrigado(a) e o faça com frequência. A gratidão é a memória do coração.

2. Pense em soluções

Quando sentir vontade de reclamar de algo, refreie o impulso e substitua-o por um pensamento inteligente e produtivo: Como posso resolver ou melhorar isso? Aja ao invés de murmurar.

3. Treine o positivismo

Falar coisas boas, sorrir e ter bom humor é uma questão de hábito. Se você decidir irradiar influência positiva pode fazê-lo a qualquer momento, não é um dom concedido no nascimento, trata-se de algo desenvolvido!

Advertisement

4. Ache o bem nas pessoas

É muito fácil pensar mal dos outros e deduzir inverdades julgando pelas aparências, mas vale a pena controlar essa tendência e procurar as qualidades. Conceda às pessoas o benefício da dúvida, afinal você não sabe realmente o que acontece com todos e como se sentem, se não tiver algo bom para dizer, é melhor não dizer nada.

5. Não guarde rancor

Nossos pensamentos, gestos, atitudes e palavras são como sementes – cada um planta as suas, então, caso eu decida dirigir palavras zangadas e ofensivas a outrem, ainda assim, elas estarão plantadas no meu jardim, não no dele! Se eu sinto raiva e amargura e insisto em não perdoar, isso pode até chegar ao quintal dessa pessoa como um arremesso de uma fruta podre, mas a árvore estará em meu território.

Por isso, é bom evitar tudo que seja negativo e cultivar apenas o que for belo e bom!

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.