Como vencer o remorso e retomar o progresso da vida

Em vez de pensar que você tem toda a vida pela frente, viva cada dia como se fosse o último. Assim, você se concentrará naquilo que mais importa nessa jornada mortal.

Erika Strassburger

O remorso é um sentimento que desponta quando pensamos num erro cometido. É um sentimento importante, pois ajuda-nos a identificar o que precisa ser corrigido. Ele deve ser considerado tanto como um alerta quanto como uma mola propulsora para a correção do erro. Enquanto não fizermos a devida correção, esse sentimento nos acompanhará.

O remorso pode ser prejudicial quando a pessoa, em vez de tentar consertar o erro, fica a remoê-lo, torturando-se ou sentindo pena de si mesmo pelo que lhe aguarda no futuro como castigo pelo erro cometido. Ele se torna improdutivo quando sentido nos últimos instantes da nossa vida, quando nada mais pode ser feito.

Quando as pessoas que beiram à morte são indagadas sobre algum remorso que tenham, as seguintes queixas são as mais constantes:

Gostaria de ter passado mais tempo com aqueles que amo

Os homens, em geral, queixam-se de ter passado tempo demais trabalhando. Lamentam-se por não terem criado um vínculo profundo com seus entes queridos e por terem poucas recordações de momentos agradáveis com a família e amigos.

Gostaria de ter me tornado alguém diferente, melhor do que me tornei

É triste olhar para trás e ver que tínhamos potencial para nos tornar alguém muito melhor, mas protelamos decisões importantes, adiamos o arrependimento. Despendemos tempo excessivo com coisas transitórias e superficiais e ignoramos as duradouras. Não admitimos estar desperdiçando nosso tempo de forma irresponsável.

Advertisement

Gostaria de ter me permitido ser mais feliz

Dieter Uchtdorf disse: “Não devemos esperar até que cheguemos a um ponto futuro para sermos felizes, ou para descobrir que a felicidade já estava ao nosso alcance — o tempo todo! A vida não foi feita apenas para ser apreciada retrospectivamente.” Muitas pessoas tendem a adiar a felicidade. Esperam que as coisas melhorem para serem felizes. Elas acabam percebendo, geralmente tarde demais, que a felicidade nunca dependeu das circunstâncias, mas delas mesmas. Elas sempre tiveram o poder de ser felizes em suas mãos.

Como nos poupar de um futuro desses? O que fazer agora para que, quando nossa trajetória mortal chegar ao fim, não tenhamos os mesmos remorsos? Como evitar que os remorsos sejam um atraso na nossa vida? E como dar a volta por cima e mudar o curso de nossa vida? Veja a seguir:

1 – Arrependa-se constantemente

Todas as noites, antes de dormir, faça uma retrospectiva daquele dia. Identifique os erros que cometeu. E tente corrigi-los o quanto antes. Faça anotações para lembrá-lo do que deve fazer. Ore pedindo perdão a Deus e forças para corrigir seus erros. “ (…) muitos dos mais profundos remorsos de amanhã podem ser evitados se seguirmos o Salvador hoje. Se tivermos cometido pecados ou erros — se fizemos escolhas das quais agora sentimos remorso — há a preciosa dádiva da Expiação de Cristo, por meio da qual podemos ser perdoados.” Dieter Uchtdorf.

2 – Peça perdão e perdoe sempre

Não guarde mágoa de ninguém. Peça perdão àqueles que você magoou. Um dos melhores sentimentos que há é o de não ter inimizades. Tente resolver questões desse tipo o quanto antes. Não sabemos quanto tempo temos pela frente.

3 – Seja feliz agora

Não espere por uma felicidade fictícia que vem acompanhada de um bem material, uma carreira de sucesso, um diploma ou qualquer outra conquista temporal. Seja feliz com o que você tem.

Advertisement

4 – Dedique seu tempo àqueles que você ama

Reserve um tempo de qualidade para ficar com sua família e amigos.

5 – Não procrastine as mudanças necessárias

. Se você percebe que precisa mudar ou pode melhorar em algumas áreas da vida, trabalhe com todo afinco para que as mudanças ocorram. Faça-o já.Tente tornar-se a melhor pessoa que puder ser. Dê o melhor de si para mudar.

6 – Enfrente os desafios da vida com otimismo

Aprenda a ser grato por todas as coisas. Toda tribulação vem acompanhada de uma grande lição. Aprenda as lições que precisa aprender, lute com todas as forças e não desanime.

Quando agimos corretamente para conosco, nosso semelhante e nosso Deus, e nos livramos do peso de nossos erros constantemente, fazendo os devidos ajustes na vida, podemos encontrar a verdadeira felicidade agora, poupamo-nos de uma velhice triste e solitária e nos preparamos adequadamente para nosso encontro com Deus.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.