Comunicação no casamento: Quando a conversa é inevitável
Manter o diálogo em um relacionamento é muito importante. A falta dele pode levar ao fim de um casamento mesmo quando ainda existe amor.
Renata Finholdt
Uma das coisas mais importantes dentro do matrimônio é a amizade. Além de namorados, amantes, companheiros, parceiros todo casal deve preservar em sua relação a amizade para que seja saudável e duradoura.
É sinal de que algo não vai muito bem quando um casal deixa a amizade de lado e para de se comunicar com frequência. Há tantas coisas para compartilhar com seu cônjuge a partir do momento que ambos assumem o compromisso de se tornarem um.
Anseios, medos, alegrias, dúvidas, surpresas, amor, carinho são tantos os motivos para um casal ter uma boa conversa.
Leia: Como manter um casamento saudável
Conversem sobre seus sentimentos
Todos passamos por momentos na vida em que nos sentimos sensibilizados, fragilizados ou até mesmo temerosos e cheios de pensamentos ruins. Compartilhar tudo isso com seu companheiro lhe trará uma nova energia para superar e sentir-se melhor.
Vocês, como casal, podem e devem conversar sobre todos estes sentimentos sem receios. Enquanto parceiros vocês têm um ao outro para apoiarem-se. Não tenham medo de abrirem seus corações ao seu cônjuge.
Conversem sobre sua rotina
Os dias vão se passando e a rotina acaba por entrar em nossas vidas de forma silenciosa e sucinta e ali se instala mesmo sem nossa total permissão. Trabalho, estudo, casa, família, descanso, essa tem sido a rotina de muitos casais que acabam não tendo tempo para estarem juntos e divertirem-se.
Tratar de modificar tudo isso depende de vocês, de uma boa conversa com frequência.
Leia: 5 tópicos para conversar antes do casamento
Conversem sobre sua família
Nada pode ser resolvido em sua família sem que ambos possam ter uma boa conversa sobre o assunto. Não permitam que a falta de tempo os mantenham distantes das conversas tão necessárias e primordiais pelo bem de sua família.
Conversem sobre vocês
Permita que seu cônjuge o conheça mais profundamente. Conversem sobre seus gostos, seus planos para o futuro, suas chateações, seu passado. Pelo amor que ele lhe possui será seu espectador número um e poderá trilhar junto de você um grande futuro.
Criem a oportunidade de estarem juntos para conversarem sobre tudo. Enxergue em seu cônjuge uma extensão de você, porém, com uma visão diferente das coisas que poderá lhe agregar muito.
Não pensem que precisam conversar apenas quando as coisas entre vocês não estiverem muito bem ou quando uma decisão muito grande tiver que ser tomada. Olhe ao seu lado e veja, a melhor pessoa para jogar uma boa conversa fora está aí bem juntinho de você.
Leia também: Harmonia e felicidade conjugal: Melhorando a comunicação no casamento