Conexão emocional: a verdadeira razão de união nas relações sentimentais
A ligação emocional não é uma magia que está além do amor, é maturidade emocional e compenetração entre as partes.
Erika Otero Romero
Há épocas na vida em que nos sentimos confortáveis sozinhos. A solidão ajuda a curar feridas emocionais causadas por relações prejudiciais, como uma má relação com nós mesmos. No entanto, para muitas pessoas, esses períodos de solidão são temporários.
As pessoas precisam se relacionar com os outros para se sentirem completas de maneiras diferentes. Sim, pode ser que essa necessidade de estarem sozinhas dure meses e até anos; apesar disso, ao cabo de um tempo, começam a procurar alguém com quem “conectar-se”. Não é que não sejam felizes sozinhas, é que surge a necessidade de se relacionar.
Muitas pessoas têm dificuldade em encontrar um amigo ou um amor, outras, nem tanto; no entanto, quando ambos encontram a pessoa certa, tudo o que desejam é que essa ligação seja permanente.
O que é conexão emocional?
Dependendo de quem você perguntar, terá respostas diferentes. Para alguns, é “química e atração”. Outras pessoas acreditam que é algo muito mais espiritual. Há aqueles que pensam que é compatibilidade. A resposta à pergunta é que se trata de um pouco de tudo.
A atração é um processo químico; aqui está a primeira parte. Acho que não há uma pessoa que não saiba o que é ser “atraído” por alguém. Bem, esse é o processo químico de que se fala; milhares e centenas de neurotransmissores fazendo das suas no corpo humano. É assim que começa uma conexão emocional; no entanto, não é o único fator e muitas vezes apenas permanece no físico.
Se passar para o próximo nível, ou seja, se a pessoa se dá a oportunidade de conhecer mais o outro, podem surgir sentimentos mútuos e apego. O estabelecimento de uma conexão leva tempo relativo, mas não surge da noite para o dia.
Um ponto importante a considerar é que a conexão emocional e o amor são coisas muito diferentes. O amor está ligado a um sentimento que inclui emoções e desejos. A conexão emocional é dada pela compenetração que surge da convivência e compatibilidade . O interessante é que tanto o amor como a conexão emocional são necessários para a estabilidade do casal.
Conexão emocional é quando ambas as pessoas sentem exatamente o mesmo um pelo outro. Ambos se atraem. Isso os leva a compartilhar um projeto de vida; ambos estão dispostos a se esforçar para que sua relação seja estável.
Sinais de conexão emocional
Existem 8 comportamentos que dão fortes sinais de que entre você e seu parceiro há uma excelente conexão emocional.
1. Gostam de participar nos passatempos um do outro
Não é necessariamente que ambos gostem de jogar futebol ou cozinhar. É mais como sentir-se cúmplice do outro nas atividades que gosta de fazer. Não é algo forçado nem obrigado; o interesse pelo gosto ou passatempos do outro é genuíno.
2. Nasce a empatia
Este talvez seja um dos melhores sinais de que há uma ligação entre duas pessoas. A empatia é a capacidade de perceber, reconhecer e compreender os sentimentos e emoções da outra pessoa.
Quando há empatia, há uma melhor conexão no casal. Isso evidencia que “um é capaz de sentir como o outro sente”. Além disso, é o melhor sinal de que uma relação é saudável.
3. Há sinceridade
Dizer que se é sincero com o parceiro é muito diferente de ser. A sinceridade não é mostrar-se da maneira que acredita que seu parceiro quer vê-lo. É ser genuíno no que diz, pensa, sente e faz.
A sinceridade é sinal de confiança, não apenas pelo prazer de ser sincero e de se sentir confortável com o outro, mas porque sabe que o seu parceiro está em condições de se colocar no seu lugar.
O interessante é que as partes sabem que há sinceridade porque o que dizem e fazem é coerente.
4. Assumem que a responsabilidade é mútua
Os casais que sabem que o sucesso ou fracasso da relação depende de ambos jamais culparão um ao outro quando a relação vai mal. Não, eles sempre assumirão a responsabilidade por suas ações. Quando ambas as partes fazem isso, a conexão emocional é mais sólida.
5. Sabem que os encontros íntimos não são o mais importante
As relações íntimas são importantes porque são uma de muitas maneiras de demonstrar amor, desejo e gosto pelo outro. Apesar disso, não é o principal motivo pelo qual um casal permanece junto.
Com o tempo, as relações sexuais ficam em segundo plano. Isso acontece porque a relação atingiu a maturidade; aquela que transcende o físico.
6. Sabem expressar o que sentem
A ligação emocional implica que as partes se sintam livres para expressar não só o quanto se amam, mas também o que lhes dói, irrita ou quando estão frustrados.
Esse nível de proximidade só se dá quando há uma grande confiança, empatia e sinceridade entre as partes. Chegar a esse nível de proximidade não é uma questão de tempo, mas de cumplicidade e entendimento.
7. Excelente comunicação
Conseguir manter uma boa comunicação é vital para que as partes se sintam “conectadas”.
Sabem que haverá sempre uma boa comunicação quando não só falam de coisas interessantes e divertidas, mas expressam oralmente seus problemas e desconforto. A comunicação se dá em todos os níveis e se vai aprofundando à medida que há mais compenetração.
No casamento, não há conversas mais importantes ou irrelevantes que outras. As partes devem aprender que nada é superficial quando se trata de conexão emocional.
8. Há apoio mútuo
Apoiar um ao outro é saber que você pode contar com o outro para o que precisar e quando precisar.
Os casais que levam o parceiro a realizar os seus sonhos e abraçam em momentos de dor são os que têm a melhor ligação emocional.
Você deve saber que cada relacionamento é um mundo; assim, a conexão emocional se dá de forma diferente segundo cada casal. A verdade é que, quando se consegue, ambos sabem que um laço indelével os unirá ao longo do tempo.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Conexión emocional: la verdadera razón de unión en las relaciones sentimentales