Conheça os 5 tipos de TPM e descubra qual é o seu
Cada grupo pode combater os sintomas consumindo alimentos diferentes. Descubra qual é o melhor para você!
Evelise Toporoski
Segundo o Ministério da Saúde, 70% das brasileiras já tiveram sintomas da Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM. Alguns incômodos comuns são inchaço, irritação, dor de cabeça, etc.
Tudo isso é causado pela variação de hormônios, principalmente uma semana antes do período menstrual. A baixa do hormônio estrogênio e a elevação na taxa de progesterona são a explicação científica para os sintomas físicos da TPM.
Contudo, cada organismo feminino reage de um jeito diferente, com alguns sintomas aparecendo com mais frequência do que outros. Segundo o ginecologista José Bento, existem 5 tipos de TPM. Conheça cada um deles e saiba quais alimentos consumir para amenizar os sintomas:
TPM tipo A
Os principais sintomas desse grupo são ansiedade, irritabilidade e nervosismo.
Alimentação
evite carne vermelha neste período, consuma cereais integrais, feijões, ovos e vegetais verde-escuros.
TPM tipo C
Dá aquela vontade louca de sair comendo tudo o que vê pela frente, principalmente doces! Depois bate aquele arrependimento, cansaço, dor de cabeça e até mesmo palpitações.
Alimentação
: Consuma mais frutos do mar, frango, leguminosas e grãos integrais.
TPM tipo D
Este grupo é das mulheres que ficam mais sensíveis, choram facilmente, ficam deprimidas e com insônia neste período.
Alimentação
: Consuma vegetais verde-escuros, como couve brócolis e repolho, além de lentilha, feijão, banana e arroz integral.
TPM tipo H
Neste caso, o inchaço é o maior incômodo passado pelas mulheres, que sentem que estão retendo líquido, dor nas mamas, pernas e distensão abdominal.
Alimentação
Consuma nozes, castanha, amêndoas, frutas e legumes alaranjados, como cenoura, abóbora e mamão. Reduza também o consumo de sal e açúcares, que favorecem muito a retenção de líquido.
Se mesmo controlando a alimentação, os sintomas da TPM estão atrapalhando o seu dia a dia, consulte seu médico para fazer algum tipo de tratamento mais eficaz. Outra dica é não deixar de fazer exercícios físicos regularmente, pois também ajudam a aliviar os sintomas da TPM.