Conhece a regra dos ‘4 presentes’ para seus filhos?
Você quer que seus filhos sintam seu amor? Não os encha de coisas materiais! Faça com que se sintam especiais e tente dar-lhes presentes significativos.
Marilú Ochoa Méndez
Toda oportunidade de tomar decisões em casa é, para os pais, uma oportunidade de ensinar valores aos filhos. Natal, aniversários e outras comemorações com eles são uma excelente oportunidade para repensar o consumismo, a necessidade e a superproteção de nossos filhos.
A regra dos quatro presentes nos ajuda a aumentar a conscientização sobre vários valores essenciais, para que nossos filhos tenham um desenvolvimento harmonioso. Gostaria que lhe contássemos mais?
O que é essa regra?
É muito simples: os pais devem considerar, nessas ocasiões, a ideia de seus filhos ganharem quatro tipos de presentes: algo que desejam, algo que precisam, algo que podem usar e algo que podem ler.
Seguindo esses critérios, nós os ensinamos a valorizar presentes úteis, e não apenas divertidos, além de promover neles o sentimento de admiração e gratidão .
Sara recebeu dez presentes no Natal: três da avó paterna, dois da avó materna, um da madrinha de batizado, dois dos pais e dois de uma amiga da escola. Quando os desembrulhou, ela não sabia o que fazer com suas três bonecas, seu conjunto de chá, sua coroa de princesa, seu kit de cozinha, sua bicicleta, seus patins e seu jogo de tabuleiro. A menina acabou brincando com as caixas de papelão e saindo para brincar no parque com seu cãozinho.
Seus presentes decoraram seu quarto por um tempo, mas, embora a tivessem deixado entusiasmada na época, nem todos foram tão aproveitados pela menina.
Vamos pensar: como demonstramos amor?
Uma das razões para achamos lindo “dar muitas coisas materiais” é por presumirmos que dar muitas coisas demonstra o enorme amor que temos por nossos pequenos. Convém perguntar se a demonstração de amor anda de mãos dadas com ensinamentos saudáveis e um senso de economia, simplicidade e praticidade.
Pode nos ajudar muito se pararmos para refletir sobre os presentes que você e eu recebemos. Quais nós valorizávamos mais? Vou lhe contar um caso pessoal:
Entre os melhores presentes que recebi estão pequenos gestos que não exigiram muito investimento financeiro, mas que estão repletos belos significados: um chocolate que uma amiga me levou junto com um livro, num momento de desânimo familiar; uma bela carta em forma de poema que meu marido me deu depois do casamento; uma xícara que minha irmãzinha me deu há dois anos; e uma massagem especial que incluía um café da manhã surpresa e uma manhã inteira só para mim, enquanto meus filhos eram cuidados por outra pessoa.
O fato de alguém dedicar tempo para me fazer sentir especial fez com que me sentisse profundamente amada.Você quer que seus filhos sintam seu amor? Não se engane! Você não conseguirá isso enchendo-os de coisas materiais. Você o conseguirá aprimorando sua riqueza interior, fazendo com que eles se sintam especiais, motivando-os a se desenvolver, não os saturando com presentes que os impedem de brincar com brincadeiras ou jogos gratuitos e deixarem a imaginação voar.
Você quer provas? Aqui estão algumas!
Para reforçar essa consciência em você, queremos compartilhar dois exemplos muito bonitos que você pode encontrar nas redes sociais. Você certamente se sentirá animado a viver essa regra em todas as ocasiões especiais de seus pequenos.
Ela lhe deu uma carta de brincadeira antes do presente “real”, e acabou sendo surpreendida
Neste vídeo, vemos uma mãe de Querétaro, no México, que deu a seu filho uma carta muito terna pelo Dia das Crianças (celebração comemorada em meu país em 30 de abril). A mãe pensou em pregar uma peça no filho com essa carta e depois surpreendê-lo com o presente “verdadeiro”, mas ela ficou surpresa pelas lágrimas de emoção do filho ao ler a mensagem, ele valorizou o calor de suas palavras e demonstrou imensa gratidão. Uma preciosidade!
Meu presente? Uma banana! A esmagadora simplicidade de um coração saudável
Os pais entregaram uma sacola de presente para esse menino. Ele rapidamente explorou o interior, e sua reação é comovente: ele remove o papel, vê que recebeu uma banana e fica muito animado! Os pais riem e ele mantém a alegria, descascando-a para apreciar essa fruta tropical.
Quando vi esse vídeo, eu me perguntei se meus filhos ficariam tão entusiasmados se vissem sua fruta favorita em uma caixa de presente. Sinceramente, duvido que ficassem. Creio que o coração do pequeno mostrado neste vídeo é muito especial.
Você vai concordar comigo que não é comum encontrar reações como essas em outras crianças diante de um presente tão simples. Mas deveria ser assim, não é mesmo? Por que razão todos os presentes devem brilhar, ter cheiro de novos, com etiquetas de lojas caras e relacionados à tecnologia? Vamos mudar isso!
Você pode investir hoje em dar amor e ensiná-los a valorizar o que importa
O coração terno de nossos filhos pode aprender a valorizar, hoje, pequenos gestos, respeito, consideração pelos outros e empatia. Aprender isso depende inteiramente dos pais, ou seja, você e eu.
Para introduzir essa tradição em sua casa, você pode encontrar alguns obstáculos, especialmente se seus filhos tiverem idade suficiente para lembrar a saturação excessiva de presentes que recebem em algumas celebrações, como aniversários ou Natal. Nesse caso, compartilho algumas dicas que Kelly nos dá no blog Happy you, Happy Family:
Reflita com seus filhos sobre o valor das celebrações e os presentes que mais os emocionaram
Antes das datas em que recebem presentes, promova uma conversa sobre o assunto e convide-os a meditar sobre essas ideias. Você ficará surpreso com sua simplicidade.
Aproveite a conscientização sobre economia, reciclagem e reutilização que as novas gerações têm
Reflita com eles sobre o uso indiscriminado de plástico, os brinquedos quase descartáveis fabricados hoje em dia, e a importância de salvar o planeta.
Troque presentes bobos ou superficiais por presentes significativos
Em vez de encher a árvore de Natal com uma dúzia de caixas, compre uma caixa do seu bolo favorito para cozinharem juntos, pela manhã, ou um jogo de tabuleiro. Compre materiais para fazer artesanato ou um copo com uma foto da família impressa. Comece aos poucos a lhes dar presentes “que têm significado” e promova esse costume. Você verá que eles vão adorar.
Que outras ideias você tem? Compartilhe-os conosco!
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Conoces la regla de los «cuatro regalos» para tus hijos?