Considere estes 8 aspectos antes de conquistar a independência longe de casa

Está pensando em sair da casa dos pais? Então preste atenção nas dicas a seguir.

Não conheço um jovem que não tenha sonhado em deixar a casa dos pais e se tornar um adulto independente, pois todos tendemos a pensar que isso abrirá um mundo de infinitas possibilidades para nossas vidas. 

O que poucos revelam, porém, é que existem alguns fatores em relação aos quais devemos ser extremamente cuidadosos para não falirmos financeiramente nessa fase.

Compartilho alguns deles a seguir, esperando que sejam úteis para você:

1. Elabore um orçamento

Ao planejar seus gastos, é necessário que você considere as despesas com serviços básicos, como luz, água, gás alimentação, vestuário e moradia. 

Você saberá que está distribuindo mal o seu dinheiro se, no final, perceber que está faltando ou que praticamente não sobra dinheiro para o resto do mês.

Advertisement

2. Esteja ciente de suas necessidades

Embora você vá começar uma nova vida, não é necessário que o faça comprando tudo quanto é tipo de utensílios, eletrodomésticos e móveis para sua casa. Compre inicialmente móveis simples e utensílios que executem as mesmas funções de eletrodomésticos mais caros.

Dependendo do produto, uma boa ideia é comprar em briques ou sites que oferecem artigos de segunda mão. Você verá que, muitas vezes, é possível encontrar artigos em ótimas condições, além de evitar recorrer ao temido uso do cartão de crédito.

Antes de comprar, pense: “O que aconteceria se eu não comprasse?” Se a resposta for “nada”, então é hora de parar e deixar para depois.

3. Pague as contas em dia

Embora isso seja óbvio para muitas pessoas, pagar as contas em dia sempre evitará sérios problemas financeiros. E sabemos que muitas pessoas compram sem pensar no futuro e acabam não conseguindo honrar seus compromissos depois.

4. Faça uma reserva de dinheiro

As situações de emergência geralmente chegam quando você tem menos dinheiro, por isso é essencial que você faça sobrar dinheiro para guardar

Advertisement

Tente começar com uma pequena quantia e vá aumentando à medida que puder.

5. Preste atenção nos pequenos detalhes

Muitas vezes, não nos damos conta de que as conhecidas microdespesas diárias geram um aumento significativo no orçamento mensal. Portanto, tente anotar os gastos com despesas diárias que são realmente necessárias, como pão, alimentação, transporte e outros. 

Mas se estiver curioso para saber quanto gasta por mês naquele bolo que come no caminho para o trabalho ou naquele chiclete diário, é hora de pegar papel, lápis e calculadora. Você vai ficar surpreso com o valor gasto no final do mês.

6. Evite usar cartões de crédito

Embora seja verdade que os cartões de crédito são quase essenciais para algumas coisas, é melhor evitar usá-los. 

Quando compramos no cartão, acabamos pagando mais por um produto, que teria um bom desconto se fosse pago à vista. Além disso, por não estarmos tirando dinheiro do bolso, acabamos nem sentindo quando compramos as coisas. E o susto acaba vindo quando chega a fatura.

Advertisement

7. Não queira impressionar as pessoas

A conquista da independência financeira é um marco na vida das pessoas, mas é preciso ter em mente que, muitas vezes, ao querer impressionar quem você ama, você pode acabar pagando um preço muito alto. 

Viva com simplicidade e lembre-se sempre de que, no início, tudo é difícil.

8. Peça ajuda

Se em algum momento você sentir que não consegue administrar seu orçamento, é hora de recorrer à sua rede de apoio para dicas de administração financeira e fazê-lo funcionar. 

É sempre melhor pedir ajuda do que arruinar toda a sua vida por medo do ridículo.

Por fim, não se esqueça de aproveitar essa bela fase. Tenha paciência durante o processo de adaptação consigo mesmo e não deixe que as preocupações desnecessárias com o dinheiro estraguem esse momento importante para você.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Considera estos aspectos antes de independizarte

Toma un momento para compartir ...