Construa uma escala de valores própria com sua família em 7 passos

Na minha família, acreditamos que ter nossa própria escala de valores nos ajuda a permanecer juntos. Aqui eu explico o porquê.

Andrea Echeverri Gutierrez

Quando se trata de viver em família preservando uma unidade, é necessário levar em consideração uma série de valores que devemos conhecer, mas acima de tudo aplicar. Quero falar justamente sobre este tema: os valores familiares. Quais são esses valores, como vivê-los e aplicá-los à nossa vida familiar e também apresentar a contrapartida: o que e quais são os antivalores.

A família é a raiz principal da árvore da nossa sociedade; e por isso é importante que a vida familiar seja vivida através de relações salutares entre todos os seus membros. Por isso é necessário viver de acordo com uma escala de valores que nos permita construir uma família e, ao mesmo tempo, uma sociedade.

Os valores mais importantes

Mas quais são os valores mais importantes na vida familiar? Os três principais são: amor, respeito e solidariedade. E a comunicação (entendida como valor), a confiança, a tolerância e a participação também somam.

Todos os valores devem ser vividos e aplicados em família, pois assim podemos irradiar nosso ambiente e construir a sociedade, o país, o mundo e até o universo. No entanto, uma coisa é conhecer os valores, outra bem diferente é vivê-los, aplicá-los e materializá-los em nossas vidas.

Isso é particularmente verdade nestes tempos, em que o individualismo e o materialismo se tornaram o eixo da nossa civilização ocidental, uma vez que a sociedade nada mais é do que o próprio reflexo das nossas famílias e de cada um de nós. Eu, pelo menos, não me sinto à vontade com os fatos que um mundo habitado por antivalores me mostra diariamente.

Advertisement

Os antivalores prejudicam seriamente união familiar

Os antivalores são muitos e se instalaram em nossas casas para destruir a vida familiar e a vida em sociedade porque, embora pareça bordão, estamos em uma profunda crise de valores.

Mas de todos os antivalores, há os que afetam principalmente a vida e a unidade familiar. Entre eles podemos encontrar: agressividade, arbitrariedade, descuido, abandono, divisão, engano, impaciência, incompreensão, falta de comunicação, intolerância, raiva, manipulação, mentira, maus-tratos, humilhação, orgulho, submissão, medo, tristeza, vaidade, irresponsabilidade, inveja e violência, entre outros.

Diante desse panorama, cada um de nós tem uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma tremenda tarefa quando se trata de construir uma família, pois a família se constrói segundo a segundo por si mesmo, por meio das relações que se estabelece consigo mesmo, com a família e com aqueles que nos rodeiam. Essa tarefa que todos temos, a de construir as melhores relações tendo em vista a união familiar, pode ser dividida em pequenas partes de um todo que, aos poucos, transforma nosso ambiente.

Estes são alguns passos para cumprir essa tarefa e alcançar uma família fundamentada em valores:

1. Identifique os antivalores que há em você

Nenhum de nós é perfeito, mas nosso desafio diário é nos aprimorar e melhorar a cada dia. Comece fazendo uma lista dos antivalores que você acha que cultiva.

Advertisement

2. Identifique os antivalores em sua família

As relações humanas são difíceis, principalmente no ambiente familiar. Faça uma lista dos antivalores que você acha que são vividos em sua família.

3. Identifique os valores que há em você

Embora seja verdade que nenhum de nós é perfeito, também é verdade que cada um de nós é um ser único e valioso, cheio de qualidades e virtudes. Escreva a lista de valores que você vive todos os dias.

4. Identifique os valores que existem em sua família

Assim como não existem pessoas perfeitas, também não existem famílias perfeitas. No entanto, cada família tem na sua dinâmica diária uma série de valores que a tornam única.

5. Convide cada membro da família a fazer o mesmo exercício individualmente

A família se constrói entre todos, e para obter os melhores resultados, cada membro deve se envolver e participar dessa construção. Peça a cada um deles que faça o mesmo exercício que você já fez.

6. Reúna todos e construa a escala de valores de sua família

A vida familiar é vivida com prazer quando todos temos a mesma importância e a mesma participação nela. Depois que cada membro da família tiver concluído as etapas acima, reúna-se com eles e definam juntos os valores que querem para a família.

Advertisement

7. Implemente um plano de manutenção

Uma vez definidos os valores que pretendem viver em família, é preciso elaborar um programa de avaliação e manutenção para que vivam a escala definida. Convide todos para executar e garantir que esse plano de manutenção funcione.

Leia também: 5 regras insubstituíveis que você tem que ter em casa

Anime-se, viva, sinta e construa uma família melhor a cada dia. Você verá o quanto sua vida e a de seus familiares irão se transformar quando banirem os antivalores e permitirem que a bússola dos valores guie seus relacionamentos.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Construye una escala de valores propia, con tu familia, en siete pasos

Toma un momento para compartir ...

Andrea Echeverri Gutierrez

Andrea Echeverri Gutiérrez é colombiana; Comunicadora Social e Jornalista com especialização em Gerencia do trabalho. Ela recebeu dois prêmios pela Universidade de Savana por vários de seus poemas. É casada e tem um belo filho.