Crianças felizes e bem-sucedidas têm pais que fazem essas 8 coisas
O sucesso na vida de uma criança dependerá, em grande parte, do tipo de criação que recebe. Você está fazendo a sua parte?
Fernanda Gonzales Casafús
Quando falamos de sucesso, a maioria das pessoas pensa em sucesso financeiro. Mas ter sucesso na vida vai muito além dos material. Quando dizemos que queremos que nossos filhos sejam bem-sucedidos, desejamos que, além de não terem problemas financeiros na vida adulta, eles sejam felizes, façam o que gostam, sejam amados, tenham valores e, acima de tudo, cresçam emocionalmente saudáveis.
O futuro de uma criança depende muito de como ela foi criada e das experiências vividas na infância. Nós criamos nossos filhos com a convicção de torná-los pessoas boas no futuro e com o objetivo de ensinar a eles tudo o que precisam para suas vidas.
Se você procura fazer com que seu filho atinja seus objetivos, cresça com bons valores e consiga se superar a cada dia, tornando-se um adulto autônomo e autoconfiante, há certas coisas que você deve fazer.
1. Limitar o tempo na frente da tela
Parece bastante difícil nos dias de hoje, mas há um fundamento sólido pelo qual se deve impedir que as crianças passem muito tempo usando tecnologias, é que seus cérebros sofrem alterações, o que impede o desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas, além de alterá-los por inteiro. A American Pediatric Association recomenda que bebês menores de 18 meses não sejam expostos às telas, enquanto que, para crianças de 2 a 5 anos, o máximo recomendado é de uma hora por dia.
2. Jantar, todos juntos, em família
Na minha casa, temos a TV na sala de estar e não na sala de jantar, como muitas famílias amigas. Na verdade, embora minha filha me perguntasse por que não temos uma TV em frente à mesa quando jantamos, meu marido e eu decidimos que nunca colocaríamos uma lá. Percebemos o quanto conversamos e colocamos o papo em dia ao jantar em família, conversar e compartilhar nosso dia-a-dia. O jantar em família proporciona à criança uma melhor autoestima, que será refletida em todos os atos de sua vida cotidiana.
3. Ser cuidadores sensíveis
Na primeira infância, é essencial que os pais estejam atentos às necessidades físicas e emocionais dos filhos. Quando isso acontece, as crianças ficam mais saudáveis e felizes. De acordo com um relatório da UNICEF, “Os efeitos do que acontece durante o pré-natal e durante os primeiros meses e anos podem durar a vida toda. Todos os componentes fundamentais da inteligência emocional – confiança, curiosidade, intencionalidade, autocontrole e capacidade para se relacionar, comunicar-se e cooperar com os outros – determinam como a criança aprende e estabelece relacionamentos na escola e na vida em geral, dependem do tipo de atenção inicial que recebem dos pais”.
4. Alimentá-los bem
Sabemos que uma boa nutrição é essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Além disso, uma criança que se alimenta de maneira saudável cresce feliz, porque tem mais energia para brincar, pensar e se relacionar. Os pais que se preocupam com a alimentação de seus filhos e dedicam tempo para cozinhar e nutri-los adequadamente, sabem que estão beneficiando a saúde de seus pequenos.
5. Incentivá-los a realizar atividades
As crianças gostam de aprender e experimentar coisas novas. Quando uma criança cresce realizando atividades extracurriculares, ela tem a oportunidade de não apenas explorar seus gostos e interesses, mas também criar novos laços sociais em outros círculos fora da família e de seu grupo de amigos.
6. Atribuir-lhes tarefas
Se tem filhos pequenos, você sabe o quanto eles gostam de ajudá-lo ou cumprir uma tarefa que você lhes der. Conforme a idade da criança, ela pode realizar pequenas tarefas que a ajudarão a confiar em si mesma e a se tornar mais autônoma e responsável. Saiba que um adolescente que não sabe fazer nada foi uma criança impedida de colaborar.
7. Acreditar neles
Quando os pais acreditam em seus filhos, confiam neles, estão lhes transmitindo segurança para que gostem de si mesmos, tenham amor-próprio. Além disso, quando permitem que eles cometam erros e tentem novamente, transmitem-lhes a mensagem de que eles possuem as ferramentas que precisam para conseguirem sozinhos.
8. Ficar menos estressado
Se você é do tipo que se estressa quando seu filho chega em casa embarrado, brinca com água no pátio ou espalha farinha por toda cozinha quando tenta ajudá-lo, saiba que isso não contribui muito para o sucesso futuro do seu filho. Está comprovado que quando os pais se estressam, acontece o mesmo com os filhos. A infância é uma só, é preciso aproveitar ao máximo.
Criar filhos já é uma tarefa difícil por si só, e criar filhos bem-sucedidos é mais difícil ainda. Mas tudo o que você faz com amor, pensando no bem-estar físico e emocional de seu filho, será recompensado. Que outro hábito você acrescentaria nesta lista para criar filhos felizes e bem-sucedidos?
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los niños felices y exitosos tienen padres que hacen estas 8 cosas