Crianças inconvenientes: como ensiná-las a comportar-se em público
Educar crianças prudentes é uma arte que terá boa repercussão em seu futuro
Erika Otero Romero
Quando criança, eu era sumamente intrometida. Sempre estava onde os adultos estavam falando de seus “assuntos de adultos”. Quando acontecia, minha mãe me direcionava aquele terrível olhar de “esperava a visita ir embora e nós vamos resolver isso”; tudo porque me metia a opinar sobre o que estava longe de conhecer.
Isso acontece com quase todas as crianças. A razão é que são muito curiosas e querem saber de tudo.
Porém, educá-las para que não sejam indiscretas pode ser um grande desafio. As crianças estão apenas aprendendo a gerir os relacionamentos. Ainda assim, educá-las para que conheçam seus limites e respeito é importantíssimo para que aprendam a viver em sociedade.
Por que as crianças se interessam pelas conversas dos adultos?
Pode ser por várias razões.
Primeira: pode ser que a criança seja muito curiosa. Essa curiosidade faz com que preste atenção a tudo que se passa ao seu redor. Se por perto há adultos mantendo uma conversação e há risadas ou outras expressões, o pequeno se sentirá atraído pela conversa e possivelmente intervenha no assunto.
Segunda: deve estar entediada. As crianças estão em um processo de aprendizagem e geralmente priorizam suas necessidades, por isso, ao aborrecer-se, o natural é que busque sair dessa sensação. Se, por exemplo, nota que seus pais estão se divertindo com os amigos, buscará uma maneira de chamar sua atenção. Na verdade, o que querem é que seus pais lhe providenciem uma atividade que a entretenha.
Terceira: são crianças impulsivas. Se sentem que têm que dizer algo urgentemente, vão interromper seus pais.
Porém, essas três situações irão se apresentar sempre, se você não corrigir seu comportamento.
Haverá pais que considerem que o melhor é que seus filhos ajam livremente, sem limites. No entanto, se os pais pensam no futuro deles, educar quanto ao respeito é um bom obséquio.
Como se corrige esse comportamento?
Existem maneiras interessantes de fazê-lo, algumas mais que outras.
Entre as mais conservadoras está aquela em que você se senta com seu filho e fala claramente sobre esse mal comportamento. O que se pretende é que a criança compreenda que o que ela faz não é certo. Você pode exemplificar, perguntando se ela gosta que a interrompam enquanto brinca. Isso a fará pensar e colocar-se no lugar da outra pessoa, alcançando um bom nível de compreensão.
Também existem técnicas mais divertidas, como ensinar por meio de uma brincadeira. Algumas são:
O jogo de falar e escutar
São necessários cartões com desenhos e um cronômetro. O jogo consiste em que cada membro escolha um desenho. A pessoa escolhida fala por um minuto sobre esse desenho sem ser interrompida. O tempo é medido com o cronômetro. Se o objetivo é cumprido, sem ser interrompido, todos ganham um prêmio. Caso contrário, quem interrompeu deve pagar uma penitência.
O boneco amigo
Esse é outro jogo com as crianças, com o qual pode ensinar seus filhos a não o interromper enquanto você fala.
Consiste em explicar à criança que o boneco que ela escolheu será o guardião de sua mensagem urgente. A criança contará ao boneco amigo sua mensagem enquanto seus pais terminam de falar. Então quando vir que seus pais já terminaram, poderá ir até eles e dizer-lhes o que queria. Isso lhes ensina autocontrole.
Quando, mesmo assim, elas continuam interrompendo
Pode acontecer. Com as crianças, qualquer coisa é possível. Não se desespere, seus ensinamentos não estão entrando por um ouvido e saindo pelo outro; algumas crianças precisam de mais paciência que outras. Apenas se acalme.
De novo, fale com seu filho de maneira tranquila sobre seu comportamento. Desta vez, advirta-o que, se não cumprir as regras, terá que receber um castigo que você considere efetivo.
Agora, a melhor opção a que você pode recorrer é ensinar pelo exemplo. As crianças veem tudo que seus pais fazem. Se seu filho vê que você interrompe seu cônjuge quando está fazendo algo, vai repetir seu comportamento.
Ensinar respeito, vital para o futuro de seus filhos
Lembre-se de que você sempre recebe aquilo que dá. Se tratar com respeito as pessoas ao seu redor, será respeitado. Por isso se costuma dizer que o respeito é algo que se ganha, não algo que se exige.
Este é um valor que se ensina no lar e desde a mais tenra infância.
Pode acreditar, se não ensinar seus filhos a serem respeitosos, você terá muitos problemas. Além disso, o respeito é fundamental para se relacionar em todos os ambientes em que interagir.
Não se pode ir pela vida sendo inconveniente, haverá pessoas que não irão tolerar. Além disso, há muito que alguém pode perder se não se comportar à altura das situações.
Um pequeno comportamento é a base desencadeante de muitas boas e más experiências na vida. Por isso, o melhor que você pode fazer por seu filho é ensinar-lhe a escutar e saber quando e como falar.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Niños entrometidos: cómo enseñarles a comportarse en público