Crie seus filhos com respeito e eles viverão em uma sociedade melhor
O respeito é a base de uma sociedade que decide viver em paz e tranquilidade.
Erika Otero Romero
As crianças aprendem pelo exemplo de seus pais. O seu filho age como age porque aprendeu com vocês; vocês foram o seu exemplo, isso inclui valores e princípios. Por isso deve-se ter cuidado com tudo o que se faz e diz, porque os filhos farão o que virem ser feito na família.
Os pais são livres para criar os seus filhos segundo os valores e princípios que consideram importantes para o seu crescimento. No entanto, devem ter em mente que, acima de tudo, devem criar filhos felizes, que contribuam para a sociedade.
Vivemos numa sociedade em constante mudança. Essas mudanças exigem cada vez mais que sejamos abertos de mente, respeitosos e tolerantes; no entanto, há uma grande parte das pessoas que não são. É como se o que os outros fizeram com a sua vida nos afetasse de alguma forma. Pior ainda, há muitos que acreditam ter superioridade moral para dizer aos outros como deveriam viver.
A minha mãe costuma dizer: “é mais fácil ver uma farpa no olho alheio, que a viga no próprio”; é completamente verdade. Por isso há tantas pessoas dispostas a criticar os outros. Não têm um pingo de respeito pelo livre arbítrio alheio. É por isso que se faz necessário criar filhos respeitosos, para que vivam felizes, permitindo aos outros que vivam segundo suas próprias regras.
O respeito é a base da felicidade
Ser respeitoso faz com que cada um conheça seu lugar no mundo. Nem acima nem abaixo de ninguém; sempre no mesmo nível. Baseado nisso, o respeito que você dá é o respeito que você recebe. No entanto, em muitas culturas não é assim.
Infelizmente, algumas pessoas acreditam que, por terem dinheiro, serem mais velhas ou ocuparem certa posição numa empresa, merecem mais respeito. Não, não é assim; o respeito é algo que se aprende em casa, mas que se ganha com o bom trato.
A criança aprende com o que vê em sua casa. Se ela vê que seus pais se respeitam e tratam as pessoas da mesma forma, ela irá tratar os outros sob esses termos. No entanto, é dever dos pais explicar-lhe que nem todas as crianças estão habituadas a esse tratamento. Por causa disso, ele ou ela pode encontrar crianças que são rudes e desagradáveis no trato.
Outro aspecto que todo pai deve ensinar a seu filho, é que não é porque um menino seja desrespeitoso, que ele mereça maus-tratos. Não é uma questão de se deixar tratar mal, mas de respeitar as boas maneiras e ajudar essa criança a sentir-se amada.
Crianças respeitosas são crianças felizes e amadas
Algo que as crianças devem aprender desde muito jovens, é que todos somos diferentes. Sob esse conceito, o respeito torna-se primordial para que as pessoas vivam felizes.
Quando uma criança cresce num ambiente onde o respeito é a base da convivência, ela é mais feliz. Tenho um exemplo da vida real para expor:
Meu sobrinho foi diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA) em 2015. Até o meio de 2014, quando ele tinha 7 anos, ele estudou em uma escola particular em que a professora o tratava mal, para não falar dos colegas.
Chegou a um ponto em que ele disse que não voltaria para essa escola. Ao retirá-lo da instituição, nós nos demos conta do tratamento horrível que a professora lhe dava. Tínhamos conhecimento da exigência no estudo, mas não do trato. A professora impedia-o de ir para o recreio com as outras crianças, além disso, isolava-o e fazia-o comer sozinho depois de todas as crianças entrarem na aula. Ele era claramente discriminado, e embora tenhamos reclamado do tratamento que lhe davam, não aconteceu nada; então decidimos mudá-lo de colégio.
Passar para uma escola pública foi imediato. Tínhamos um pouco de medo por ser uma escola do governo. Nossa crença era a de que ele iria passar por coisa pior, mas não foi assim. Desde o começo, a professora o acolheu; viu que ele não era como os outros meninos. Então disse à minha irmã para levá-lo ao neuropediatra. Depois de muitos estudos, ele foi diagnosticado.
Desde o início dessa instituição até agora, houve inclusão. As crianças sempre o trataram bem, as professoras sabem fazer seu trabalho. Nunca houve um sinal de discriminação, nem com ele nem com as outras crianças em situações especiais. Devo dizer que há muito respeito ali; as crianças e adolescentes, em geral, são felizes.
Crianças respeitosas, sociedade tranquila
Respeito é um valor primordial para se viver em paz. Quando as pessoas respeitam os limites e veem primeiro as suas falhas antes de julgarem as dos outros, são capazes de cuidar dos seus próprios assuntos.
Não estou dizendo que não deve haver ações de serviço e de ajuda humanitária. Claro que deve haver esse tipo de ação; só que desligadas do afã de tentar fazer com que os outros ajam como nós agimos. É precisamente daí que surgem problemas com desrespeito.
Não podemos cair no erro de julgar os outros como somos. Tampouco devemos pretender que façam o que nós faríamos. Ninguém é dono da moral para dizer à outra pessoa como deve agir.
Quando os pais criam filhos com o valor do respeito, estes aprendem a tratar bem os outros. Não intervêm em assuntos de que não tem conhecimento e estão prontos a ajudar quem precisa.
Por isso, analise um pouco e pergunte-se, “estou criando um bom ser humano?” ,”Estou dando um bom exemplo ao meu filho?”. De acordo com as respostas, ajuste a direção e siga em frente.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cría con respeto y tus hijos vivirán en una sociedad mejor