Cuidado! 5 estratégias dos mercados para fazer você gastar mais

Todo comércio quer vender mais, é lógico! Mas, você sabe o que eles fazem para que você compre mais?

Antonio Carlos Soares Lima

Todo comércio quer vender mais, é lógico! Mas, você sabe o que eles fazem para que você compre mais?

1. Compensação

Frutas, legumes, verduras e até flores são colocados logo no começo do supermercado. E não é por acaso. Os lojistas sabem que, quando começa suas compras com produtos saudáveis, você se sente “liberado” para comprar doces e outras coisas menos saudáveis depois, como se fosse uma compensação. Além disso, quando você vê produtos frescos no início, passa a ter a ideia de que todos os produtos do local estão frescos e isso incentiva as compras.

2. Distribuição dos produtos

Já notou que os produtos que atraem mais as crianças estão sempre nas prateleiras mais baixas? Sim, isso é feito para facilitar a compra por impulso induzida pelos pequenos, que são, é claro, grandes consumidores! Outro ponto muito utilizado são as ilhas, onde são geralmente colocados produtos que necessitam de maior destaque. Ah! E você já percebeu que os produtos essenciais, como pão e leite, estão sempre no final do supermercado? Isso é para que você percorra todo o supermercado e tenha a oportunidade de ser atraído por ofertas de outros produtos pelo caminho. Outra ação dos lojistas é sugerir alimentos. Funciona assim: você vai comprar macarrão. Só macarrão. Mas, ali, bem junto dos pacotes de macarrão estão pendurados os pacotes de queijo ralado. E logo ao lado estão os molhos de tomate. Então, você aceita as sugestões e leva mais do que foi comprar.

3. Ambiente

Já percebeu que a música é sempre lenta no supermercado? Esse ritmo incentiva você a comprar. Músicas mais rápidas aceleram os passos, então, você não ouvirá nada disso nos supermercados! Por falar em acelerar os passos, já notou que em algumas seções o piso é de tamanho menor que no restante do supermercado? Isto acontece geralmente nas seções mais caras. Ladrilhos grandes ajudam as rodas a se moverem mais rápido. Então, eles colocam ladrilhos menores nestas seções, com o objetivo de aumentar a fricção das rodinhas dos carrinhos com o aumento das separações entre os ladrilhos, diminuindo a velocidade deles. Um tempo a mais na seção pode ser o suficiente para que você decida comprar algo ali. Outra coisa pouco notada pelos consumidores é que na maioria dos supermercados as compras são feitas no sentido anti-horário, com o início sempre pelo lado direito, que é o lado onde ficam os principais produtos. Como a maioria da população é destra, fazer compras por esse lado ajuda muito.

4. Impulso

Quanto maior o carrinho, maior o consumo. As pessoas tendem a querer “preencher” os vazios nos carrinhos, porque se sentem incomodadas com a impressão de incapacidade financeira que um carrinho vazio pode causar. Além disso, os doces, batatas fritas e outros produtos de compra por impulso estão em mais de um lugar no supermercado. Por isso você os vê na prateleira e também no corredor do caixa. A fila do caixa não é lenta à toa. Naqueles minutos a mais, você pode ser induzido a uma compra desnecessária de barras de chocolate, doces, refrigerantes, revistas e outras coisas que realmente não precisava, mas acaba levando.

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5. Preços

O velho truque do valor quebrado é uma tática antiga, mas ainda muito eficaz. Quando você vê R$ 9,99, não enxerga R$ 10,00, mas R$ 9,00. Outra tática tradicional são os anúncios de ofertas e promoções. As palavras “promoção imperdível”, “oferta do dia”, “semana da fruta”, “dia da carne”, etc., são realmente mágicas!

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Antonio Carlos Soares Lima

Antonio Carlos Lima tem 44 anos. Designer gráfico, possui uma agência digital. Estuda Direito e ama estar com a família. Gosta de política e é atleticano mineiro "de nascença". No seu tempo livre, gosta de ouvir música, ler, escrever e estar com os amigos.