Cuidado com estas quatro dietas famosas! De acordo com os especialistas, não são tão milagrosas
Existem muitos tipos de dietas para perda de peso, no entanto, nem todas são ideais para alcançar o objetivo. Saiba por quê.
Adriana Acosta Bujan
Um dos propósitos de Ano Novo da maioria das pessoas é perder peso, para fazê-lo, submetem-se a dietas rigorosas, que às vezes não são as ideais para seu organismo, já que todos somos diferentes, inclusive nosso estilo de vida.
Existem muitas dietas que você pode fazer para alcançar o seu objetivo, desde que você seja supervisionada e guiada por um especialista, caso contrário, pode sofrer problemas de saúde e, possivelmente, perder peso por um tempo e voltar a engordar. Lembre-se que algumas dietas deixam de fora nutrientes essenciais para o organismo e funções fisiológicas importantes.
A Fundação Britânica de Nutrição considera que as dietas a evitar sem supervisão são: crudivegana, alcalina, cetogênica e a baseada em suplementos nutricionais.
Qual é a razão?
1. Dieta crudivegana
É conhecido como comida viva, raw food, que consiste em alimentar-se com vegetais e frutas em seu estado natural (sem cozinhar e orgânicos), eliminando qualquer produto de origem animal. Você pode comer frutas, legumes, verduras, raízes, frutos secos, sementes, algas e germinados, inclusive alimentos desidratados a temperaturas não superiores a 42°C.
As pessoas evitam consumir alimentos de origem animal, como ovos, laticínios e derivados, embalados e processados, refinados como açúcar, farinha e sal, cereais e legumes (exceto se germinados) e álcool.
Essa dieta tem suas desvantagens, já que, ao não consumir nenhum alimento de origem animal, o corpo pode ter deficiências em alguns nutrientes como vitamina B12, ferro e cálcio. Às vezes os níveis de colesterol são afetados. As pessoas podem sentir dores de cabeça, náuseas, desejos ou ansiedade, cansaço, entre outros.
De acordo com especialistas, é recomendado o consumo de suplementos de vitamina B12 e D, para evitar graves problemas de saúde.
2. Alcalina
Seu objetivo é corrigir o pH do corpo, uma vez que certos alimentos fazem com que o corpo se torne demasiado ácido, causando a deterioração dos músculos, ossos e dentes. Também o organismo pode estar mais propenso a sentir cãibras musculares, espasmos e deficiência de eletrólitos. Aqueles a favor argumentam que a eliminação de determinados alimentos irá reverter os problemas de acidez.
O consumo de legumes, tubérculos, frutas, nozes, sementes, grãos inteiros, feijões, chá verde e proteínas magras são ideais em dietas alcalinas. A desvantagem é que, ao fazer a dieta, o organismo deixa de receber certos nutrientes fundamentais necessários para manter a imunidade e formar células saudáveis.
Comer frutas e vegetais pode ajudar a perder peso, mas o pH desses alimentos não vai afetar o pH do sangue. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido diz que a ciência não tem provas disso.
3. Shakes e suplementos
É comum que muitas pessoas optem por tomar um shake no café da manhã, substituindo as refeições, certificando-se de que o corpo tenha todas as vitaminas de que precisa para funcionar adequadamente. Muitas bebidas podem ajudar na tonificação e manutenção muscular, diminuindo a compulsão alimentar.
No entanto, não são recomendadas, uma vez que as pessoas precisam introduzir alimentos, o que faz com que não se perca peso. Sarah Coe, da Fundação Britânica de Nutrição, garante que você pode perder peso, desde que sob a supervisão de um especialista.
4. Cetogênica
É uma dieta onde o consumo muito baixo de carboidratos obriga o fígado a queimar gorduras e produzir cetonas para sua utilização como fonte de energia. Centra-se no consumo de gorduras naturais, proteínas e restrição dos hidratos de carbono. São consumidas proteínas em forma de carnes, ovos, queijos gordos e gorduras como manteiga, óleo de coco, azeite, gordura de porco, creme de leite e outros alimentos de gordura natural e alguns vegetais de folhas verdes.
Quando o corpo não recebe carboidratos, deixa de receber também muitas vitaminas e minerais presentes nas frutas e cereais, o que pode afetar a saúde.
Como atingir seu objetivo?
Aprenda que a palavra dieta pode prejudicar a sua mente, é melhor pensar em mudar certos maus hábitos alimentares e comer de maneira saudável. Oriente-se com um especialista que irá ajudá-lo a escolher os alimentos que o seu organismo requer, bem como o seu estilo de vida. Faça exercício e beba dois litros de água por dia.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¡Cuidado con estas cuatro FAMOSAS dietas! Según los expertos no son tan milagrosas