Cuidado! Mulheres grávidas não podem beber qualquer tipo de chá
Se você gosta de chás e está grávida precisa conhecer os chás que não são indicados para o período de gestação.
Renata Finholdt
Nem todos os chás deveriam ser consumidos pelas mulheres em fase de gestação. Apesar de parecerem inofensivos, os chás têm em sua composição substâncias que podem prejudicar o desenvolvimento da gravidez, a produção de leite, além de causar aborto do feto.
Assim como há medicamentos que têm seu uso proibido para gestantes, algumas ervas medicinais também são restritas nesta fase. Talvez alguns deles você tenha até mesmo em sua despensa, então todo cuidado é pouco.
Chá de hortelã
Considerado um chá refrescante para saborear no verão e também um chá muito saboroso para ser consumido em dias mais frios, a hortelã é bastante usada como um chá digestivo e também indicado para ajuda nos casos de gripe e resfriados. No entanto, para mulheres grávidas essa erva pode provocar um relaxamento do útero e como consequência provocar um aborto.
Chá de canela
A canela é uma especiaria bastante apreciada e consumida em pães, bolos, doces e chás, no entanto, precisa ser evitada por mulheres em fase de gestação. Apesar de trazer benefícios para a circulação, para o aparelho digestivo e até mesmo para o metabolismo, o chá de canela pode causar contrações uterinas e até mesmo o aborto.
Chá de boldo
Você já deve ter ouvido falar muito sobre os benefícios do chá de boldo para quem está sofrendo com problemas digestivos. Ele realmente é indicado para esse fim, mas também como calmante natural e alívio de gazes. Porém, mulheres grávidas não devem consumir esse chá, há em sua composição natural componentes abortivos que podem pôr rapidamente fim a uma gravidez.
Chá preto, verde, branco ou mate
Esses são alguns tipos de chás que estiveram em moda recentemente, consumido principalmente por mulheres que desejavam emagrecer alguns quilinhos, uma vez que esses chás são conhecidos por acelerarem o metabolismo. Porém, esse benefício esconde por trás efeitos perigosos, dentre eles o aumento dos batimentos cardíacos, justamente por isso ele não é adequado para o consumo de mulheres grávidas.
Se você está grávida e gosta de saborear um gostoso chá de vez em quando, não se preocupe, há chás que mulheres grávidas podem tomar. Os chás de camomila, erva doce, erva cidreira e capim limão podem ser ingeridos nesta fase. Converse com seu médico sobre estas possibilidades e consuma os chás indicados com tranquilidade.