Cumprir os mandamentos de Deus nos dá mais liberdade
Algumas pessoas pensam que os mandamentos de Deus restringem sua liberdade. É uma maneira quase infantil de ver os mandamentos. Saiba o porquê.
Stael Ferreira Pedrosa
Imagine que você está num deserto. Não sabe como foi parar ali e nem para onde deve ir. Você sabe que tem um lar e precisa voltar para lá, mas desconhece a direção.
Alguém chega até você e lhe entrega um mapa e uma bússola que lhe indicarão como voltar para casa. Qual seria seu sentimento em relação à entrega desses instrumentos direcionadores?
Algumas pessoas acham que é bom, mas não dão muita atenção.
Outros sentem que um mapa e uma bússola restringem sua liberdade de andar pelo deserto e explorar todas as suas possibilidades.
Outros acham que é muito difícil seguir tais instrumentos.
E outros são gratos e os usam para voltar a seu lar.
Nosso Pai Celeste quer que voltemos para casa, para viver com Ele para sempre. Por isso, nos deu orientações de como encontrar o caminho. Esses instrumentos direcionadores se chamam “Mandamentos”.
É uma relação de amor
Os mandamentos de Deus são uma manifestação de Seu amor por nós, e a obediência a Seus mandamentos é uma expressão de nosso amor por Ele. (Carole Stephens)
Podemos tomar como exemplo a maneira como conduzimos nossos filhos. Quando lhes dizemos que não devem falar com estranhos, ou usar a internet sem supervisão, podemos estar lhes restringindo a liberdade (na visão deles), mas nós sabemos que na realidade queremos protegê-los e guiá-los por um caminho seguro. E por que o fazemos? Porque os amamos. Quando lhe explicamos que essa é a razão por trás de tais limites, eles compreenderão e estarão mais propensos a obedecer.
Assim é com nosso Pai Celeste. Ele nos dá os mandamentos como proteção enquanto andamos pelo deserto da vida. Talvez não compreendamos todas as razões daquilo que consideramos “restrição”, mas, se nos tornarmos humildes como as crianças, compreenderemos, confiaremos Nele e seremos guiados de volta ao lar.
Leia:Ensinando a seus filhos sobre os 10 mandamentos
Como os mandamentos nos dão segurança?
Assim como as crianças precisam seguir as orientações de pais amorosos que querem seu bem, nós também precisamos seguir as orientações bondosas de nosso Pai Celeste. Para isso, é necessária uma aproximação de Nosso Pai. Podemos fazer isso através da oração e leitura da palavra de Deus.
Aos nos aproximarmos mais de Deus aprenderemos:
A conhecê-lo
É impossível amar alguém a quem não conhecemos, que não faz parte de nossos pensamentos e nem de nossas vidas. Conhecer a Deus aumentará nosso amor por Ele e nos aproximará Dele. E através da oração podemos conversar e receber respostas às nossas questões – devemos ter sensibilidade espiritual para isso, o que só aumenta à medida em que nos empenhamos.
Leia: Arrependa-se e comece de novo
A confiar nele
Se confiarmos em Deus e em seu amor por Nós, será mais fácil seguir os mandamentos porque saberemos que Ele quer o nosso bem. Nada mais que isso. Então podemos alcançar a paz que vem de saber que Deus está no comando e de deixar nossas vidas e nossas famílias em suas mãos bondosas e sábias.
A ouvir os sussurros do Espírito Santo
Quanto mais oramos e fazemos o que Deus espera de nós, mais perto Ele estará e nossa sensibilidade aumentará. Seremos capazes de ouvir as respostas às nossas orações e seremos guiados ao atravessar problemas, pois Deus promete que enviará o Espírito Santo que será nosso companheiro constante. Quando sua mente lhe disser coisas que você não sabia, quando sentir que está sendo guiado e seu peito se enche de um ardor, entusiasmo, alegria e paz, saiba que o Espírito Santo está falando à sua mente e ao seu coração.
E se a sua mente estiver cheia de dúvidas e confusão, Deus lhe enviará o Espírito Santo para avisá-lo e guiá-lo em segurança diante dos perigos no deserto da vida mortal.
Leia: 10 maneiras pelas quais você está quebrando os 10 mandamentos
Ele é nosso Pai e está lá para nos orientar, consolar, proteger e nos guiar em todos os momentos se tão somente O buscarmos e guardamos os seus mandamentos.