Dar estas ferramentas ao seu filho, fará dele um ser humano feliz
Um adulto feliz é aquele que aprendeu a compreender que a vida não é um entardecer com nuvens escuras.
Erika Otero Romero
Você é do tipo que pensa que para ser feliz é preciso ser milionário? A realidade é que o dinheiro não dá a felicidade total. Sim, é um bem material necessário e outorga muitas coisas que satisfazem as necessidades básicas e não tão básicas. Não me ofenderia se ganhasse na loteria; no entanto, a realidade é que ser feliz vai além de ser milionário.
Ser feliz está muito mais ligado à sua condição mental do que ao que obtém como fruto do seu esforço. A felicidade implica hábitos mentais, emocionais e processos orgânicos de seu corpo.
É também verdade que a atitude que temos para com a vida influencia muito a forma como nos sentimos. Ter este tipo de atitude é algo que se aprende voluntariamente e com o tempo se converte em um hábito.
Claro que muitas das coisas que vivemos influenciam como nos sentimos. As crianças são particularmente afetadas por isso. Por essa razão, devemos ensinar as nossas crianças a terem o hábito de ser felizes, apesar de suas circunstâncias.
Como se ensina uma criança a ser feliz?
Tenho certeza de que seu filho vai aprender a ser feliz de acordo com o seu exemplo.
A realidade é que aprendemos tudo (o bem e o mal) do exemplo que recebemos em casa. Acontece com o amor, as mentiras e a felicidade. Sim, também se aprende a ser feliz.
O melhor exemplo que você pode dar a seu pequeno é cuidar do que você diz e de sua atitude diante da vida. Como se faz? Bem, há várias maneiras:
1 Explique-lhe a natureza dos acontecimentos da vida
Você não ganha nada escondendo de seu filho as coisas que acontecem na vida. Seu filho de 5 anos já está suficientemente consciente das coisas que acontecem à sua volta.
Fale honestamente sobre morte, nascimento, problemas financeiros, problemas familiares etc. Isso fará com que a criança, pouco a pouco, saiba como é a vida em geral.
2 Ajude-o a entendê-los e enfrentá-los
Uma coisa é explicar um evento como a morte, por exemplo, e outra é ensiná-la a processá-lo.
Há duas formas de enfrentar os acontecimentos da vida: com angústia ou resiliência.
Alguém que recebe uma má notícia com angústia vai sofrer muito mais do que aquele que a recebe com resiliência.
Se você ensinar ao seu filho que os problemas são inevitáveis, mas não eternos nem insolúveis, sua atitude será otimista. O contrário acontecerá se você perder o controle de suas emoções e se afundar em amargura e tristeza.
Como vê, não é uma questão de esconder os problemas deles, mas de ensinar a enfrentá-los.
3 Ensine-o a ser grato
Aprendi há alguns anos que ser grato muda completamente a atitude que se tem em relação à vida.
Temos muitas coisas para agradecer. Ter um lar, uma família, alimento e saúde são algumas das centenas de coisas pelas quais nos sentimos felizes.
Quando você ensina seu filho a ser grato, você o torna consciente de suas bênçãos. Embora ele possa não ter tudo o que deseja, possui coisas que muitas outras pessoas não têm.
4 Inocule nele a ação de servir
Servir ao próximo vai ajudá-lo a tornar-se empático.
A empatia é a capacidade que alguns seres humanos têm de “sentir” o que outras pessoas sentem.
Sempre, e sob sua supervisão, incentive seu filho a fazer coisas para outras pessoas de forma altruísta. Recolher o lixo do jardim do vizinho, regar as plantas, ajudar alguém necessitado dando-lhe água ou comida; essas ações o ajudarão a ver que ele pode fazer muito mais do que se lamentar da desgraça alheia.
Ser empático nada mais é do que sentir e se colocar no lugar de alguém que se sente angustiado. Não é o mesmo que sentir pena, não é bom sentir pena de ninguém. Em vez disso, se puder ajudar, faça-o.
5 Divirta-se com seu filho
Uma criança valoriza muito o tempo que passa se divertindo com seus pais. Quer seja vendo um filme, tomando um sorvete ou caminhando ao ar livre; uma criança gosta muito dessas pequenas aventuras.
Você não precisa de muito dinheiro e tempo, precisa de interesse genuíno em passar tempo com seu filho.
Incentive-o também a brincar com outras crianças, se não tiver irmãos. Brincar com outros pequenos irá ajudá-lo a estabelecer laços de amizade que podem ser duradouros; além disso, a longo prazo, podem ser um apoio em momentos de dificuldade.
6 Ensine-o sobre a beleza das coisas pequenas
Uma criança que gosta de pequenas coisas é capaz de apreciar qualquer coisa bonita que entra em sua vida. Assim, aprenderá que cada dia pode estar cheio de coisas maravilhosas das quais poderá desfrutar e aproveitar.
Quando você ensina seu filho a processar adequadamente as circunstâncias da vida, está dando-lhe ferramentas para que ele seja um adulto equilibrado e com uma grande consciência social e de si mesmo.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Si le das estas herramientas a tu hijo, será un ser humano feliz