De quanto exercício seus filhos precisam?
As estatísticas são assustadoras em relação a obesidade infantil que cresce a cada ano. Veja o que fazer para manter seu filho em forma e criar bons hábitos desde cedo.
Michelle Schultz
Vemos diariamente algumas estatísticas alarmantes como: “A maioria das crianças e jovens de dois a dezenove anos não está se exercitando o suficiente”, “Uma entre três crianças é obesa” e “Uma criança comum gasta, por dia, sete horas com algum tipo de mídia”. A maioria das pessoas concorda que algo precisa ser feito para melhorar a saúde dos jovens de hoje, o difícil é saber como.
A necessidade que as crianças têm de se exercitar vai muito além do desejo de afinar a silhueta.
De acordo com a American Heart Association, crianças que se exercitam regularmente têm:
-
Músculos e ossos mais fortes.
-
Menos riscos de desenvolver a diabetes do tipo 2.
Advertisement -
Melhor perspectiva da vida.
-
Maior autoestima.
-
Menor probabilidade de ficarem deprimidas.
-
Menos riscos de desenvolver pressão alta e colesterol alto.
-
Menor probabilidade de desenvolver asma e outros problemas respiratórios.
Advertisement -
Menor probabilidade de desenvolver problemas do sono, como ronco ou apneia.
-
Menor risco de desenvolver desequilíbrio hormonal.
-
Menor probabilidade de ser vítima de bullying.
-
Menos probabilidade de ter problemas escolares ou comportamentais.
Mas todo exercício precisa ser planejado e seguido formalmente? A resposta é não. Segundo o site norte-americano Kidshealth.org, “[…] para as crianças, exercitar-se significa brincar e estar em atividade física”. Essa visão mais ampla do exercício torna mais fácil para as crianças obter os três elementos da boa forma.
O primeiro elemento da boa forma é resistência, que pode ser alcançada por meio de atividades aeróbicas que mantêm o coração em funcionamento.
O segundo elemento é a flexibilidade, que se obtém por meio de exercícios formais de alongamento ou atividades informais como se esticar ou abaixar para pegar objetos.
O terceiro elemento é a força, que pode ser aumentada por meio de exercícios calistênicos, como abdominais e flexões em barras. No entanto, a força também pode ser aumentada com atividades do tipo escalar coisas e brincar de luta.
O tempo recomendado para ter uma boa saúde é de uma hora e meia para crianças entre um a três anos, duas horas para crianças em idade pré-escolar e uma hora para crianças em idade escolar e adolescentes.
Fazer com que as crianças se exercitem não precisa ser uma tarefa intimidadora. Exercite-se com seus filhos; vocês vão desfrutar mais da companhia uns dos outros. Descubra maneiras criativas de se exercitar e mude os exercícios de tempos em tempos para quebrar a monotonia. Lembre-se de que não precisa haver uma rotina formal.
O site Health Discovery ensina que as crianças têm um período curto de atenção para atividades físicas e, por isso, é preciso fazer intervalos periodicamente.
As crianças se aquecem, ficam desidratadas e se cansam mais rapidamente que os adultos; então, preste atenção aos sinais. Seja um bom modelo para seus filhos. Ajude-os a formar hábitos que durem por toda a vida. Torne as atividades agradáveis para que eles queiram participar.
Algumas atividades que sugiro são:
-
caminhadas
-
ciclismo
Advertisement -
corrida
-
abdominais
-
patins
-
pegador
-
pular corda
Advertisement -
tênis
-
basquete
-
futebol
-
artes marciais
-
ginástica
Advertisement -
natação
-
queimada
Já que você está sempre ocupado em prover o que seus filhos precisam, por que não prover também os exercícios de que eles precisam? Faça exercícios bem básicos. Descubra atividades que você já faz ou gosta de fazer e as torne parte do exercício. Lembre-se de que o exercício não precisa durar horas, mesmo 15 minutos de exercício já ajudam.
Encontrar tempo para as atividades pode ser difícil, mas seja criativo na maneira como usa seu tempo. Deixe que um dos filhos fique correndo em volta do parquinho enquanto o outro termina o jogo de futebol, por exemplo. Por último, lembre-se que você não tem de ser perfeito. Saiba que tentar e errar é ainda melhor do que nunca tentar.
Traduzido e adaptado por Wagner Vitor do original How much exercise does your child need?.