Dedicando mais tempo aos filhos adolescentes
O tempo dedicado junto aos filhos adolescentes é fundamental para torná-los adultos mais seguros.
Renata Finholdt
Muitas vezes a correria do dia a dia não permite que dediquemos o tempo necessário às pessoas que amamos. Algumas coisas são deixadas de lado em prol de outras e frequentemente acabamos até mesmo dedicando mais atenção aos filhos menores por acreditarmos que são eles os que mais dependem de nós. Ledo engano!
Dedicar tempo aos filhos adolescentes é de fundamental importância. Eles precisam da atenção dos pais tanto quanto as crianças menores. Precisam sentir que os pais os ouvem, os ajudam e os amam e que se dedicam a eles porque realmente são muito importantes.
Os adolescentes passam por mudanças a cada ano, deixam de ser crianças para estar ano a ano mais próximos da vida adulta; eles têm dúvidas, perguntas, carências e ainda cultivam dentro de si aquela criança insegura que precisa de consolo e “colo”. O tempo dedicado aos filhos mais jovens é primordial para assegurar que se tornem adultos mais seguros.
Passar um tempo exclusivo com eles é muito bom, é possível divertirem-se juntos:
-
Uma ida ao cinema assitir um filme recém-lançado e ter depois um tempinho para lancharem e comentarem do filme, das partes interessantes é um passeio “legal”.
Advertisement -
Um parque de diversões também é uma ótima oportunidede de diversão e companheirismo.
-
Até mesmo um filminho em casa, juntos, é um programa agradável entre pais e filhos.
-
Jogar bola juntos, praticar exercícios, andar de bicicleta no parque ou na rua, são coisas fáceis e que não necessitam de nada mais além da vontade de estar juntos.
-
Se for viável, uma viagem juntos pode ser um momento que jamais será esquecido.
Estar presente nas suas dificuldades escolares e procurar entender junto com eles o que está sendo solicitado pelo professor é mais uma maneira de dedicar o tempo para o bem-estar dos filhos adolescentes.
São tantas as formas de passar um tempo agradável juntos, o importante é reservar esse momento para que seja de ambos e um tempo costumeiro, ou seja, que possa acontecer com uma determinada frequência.
Apreciar a juventude dos filhos é cultivar a juventude dos pais, como disse o poeta:
“A juventude não é uma época da vida, é um estado de espírito.” (Samuel Ullman)
Aproveitar o tempo com os filhos é essencial, porque um dia eles crescem e levam consigo todos os momentos vividos em família quando jovens, ao mesmo tempo os pais um dia envelhecem e trazem na memória a boa época da infância e adolescência de seus filhos.