Deixe de sentir-se feia com estes 5 conselhos infalíveis

A beleza das pessoas está dentro de cada uma, então aprenda a ficar espetacular com essas dicas.

Adriana Acosta Bujan

Certamente, você conhece alguém que constantemente diz que se sente feio, e embora você tente fazê-lo mudar de opinião, ele continua pensando o mesmo. Isto ocorre principalmente porque existe um problema de autoestima que pode ter sido desenvolvido durante a infância e que provavelmente não foi detectado para ser curado a tempo.

A baixa autoestima nem sempre é gerada durante a infância, mas também pode haver algumas causas como, por exemplo, as redes sociais, como publicamos muitas fotos do nosso físico para querermos ser reconhecidos e ganharmos alguns “likes”, quando não há nenhuma reação, é provável que a autoestima seja afetada.

Outro exemplo são os meios de comunicação, que nos venderam há muitos anos a ideia de que a beleza é ter um corpo esbelto, com uma pele sem rugas, um cabelo espetacular, entre outras coisas.

Outro exemplo são os comentários negativos e críticas que as pessoas que amamos fazem, já que, muitas vezes, parece que só conseguem ver os defeitos que temos. E o pior é que acreditamos que o que nos dizem é verdade e assim, pouco a pouco, vamos destruindo nosso amor-próprio.

Todos esses exemplos vão deteriorando nossa autoestima, é como se em nossa mente interna se vá gravando a ideia de nos sentirmos feias por não sermos capazes de atender aos padrões de beleza que a sociedade impõe.

Advertisement

Sentir-se feio não é apenas uma emoção

Sentir-se feia é algo pelo qual muitas mulheres já passaram quando estão tristes, melancólicas ou zangadas, mas, às vezes, reconhecer nossos defeitos nos leva a trabalhar em nós mesmas.

Quando esse pensamento persiste focando-se intensamente na aparência e imagem corporal, colocando uma extremada preocupação com defeitos evidentes ou não, é conhecido como Transtorno Dismórfico Corporal. Felizmente, clinicamente e com terapias pode ser tratado.

Deixar de se sentir feio

Como mencionamos anteriormente, sentir-se feia ou feio é algo comum e tem a ver com a nossa baixa autoestima e amor-próprio; por isso deixo aqui estas recomendações para que você deixe de sentir-se dessa maneira:

1. Foque em suas qualidades

Pode não ser tão simples pensar nas qualidades que temos quando realmente acreditamos que somos feios, já que os pensamentos negativos são mais fortes que qualquer outra coisa. No entanto, é possível fazer um esforço para combatê-los seguindo estes conselhos:

– Peça diretamente aos seus entes queridos e às pessoas com quem você convive diariamente para falar sobre alguma qualidade que eles veem em você e anote-as.

Advertisement

– Identifique e aceite os pensamentos negativos que vêm à sua mente para que você possa modificá-los imediatamente. Procure palavras opostas a cada palavra destrutiva, ou seja, “gordo-esbelto”.

2. Usar afirmações positivas

Com essa lista de qualidades e palavras opostas feitas anteriormente, será o momento de construir frases com afirmações positivas para que o ajudem a sentir-se bem consigo mesmo; pois, ao repeti-las muitas vezes, o seu cérebro começará a acreditar que são verdadeiras, e, portanto, sua autoestima vai ficar mais forte.

Por exemplo:

– Eu odeio meus pés: “Eu amo meus pés porque com eles eu posso andar e correr.”

– Não gosto do jeito que sou: “Eu me aceito e me amo do jeito que sou.”

Advertisement

– Meus dentes estão tortos: “Meu sorriso significa que estou feliz.”

Leia também: 12 afirmações que você deve repetir diariamente para atrair sucesso à sua vida

3.  “Não escute”

É hora de parar, não apenas os seus pensamentos negativos, que lentamente destroem o seu amor-próprio, mas as palavras que todas as pessoas tóxicas de quem está perto e com quem convive todos os dias.

Lembre-se de que muitas dessas frases ou críticas talvez não sejam mal-intencionadas, no entanto, para quem está vulnerável em termos de autoestima e amor-próprio, pode confundir essas intenções. Por isso, é melhor não ouvir, a não ser a sua própria mente.

4. Não se compare

Ninguém gosta de ser comparado, então evite se machucar, pois nada de bom obterá disso. É melhor concentrar-se e focar em si e em mais ninguém. Só em você, pense positivo, ouça frases positivas, visualize suas qualidades, habilidades e capacidades, viva apenas o hoje e não o amanhã.

Advertisement

Tudo isso vai ajudá-lo a parar de pensar nos outros e concentrar-se na sua própria vida, no seu próprio sentimento.

5. Valorize-se

Não espere que alguém lhe dê o que você realmente gosta e precisa. Mimar-se será uma boa opção. Assim, poderá recuperar a confiança e segurança em você e então seu amor-próprio despertará.

É hora de pensar em você, fazer o que você gosta de fazer, comprar o que faz você se sentir feliz, ver que, pouco a pouco, seu ânimo mudará e poderá equilibrar suas energias e emoções.

Tenha em mente que, para deixar de se sentir feia, tem que esquecer todos seus defeitos e guardá-los em uma gaveta imaginária. Faça um esforço para elevar o ânimo, faça exercício, como você sabe, o esporte ajuda o corpo a liberar os hormônios da felicidade. valorize-se, trabalhe com afirmações e acredite nelas. Você tem muito para sorrir e se sentir feliz.

Lembre-se, você é uma pessoa linda, inteligente e única!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Deja de sentirte fea con estos 5 infalibles consejos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.