Como orar com eficiência

Quando voltamos o nosso coração e mente a Deus em oração sincera, estamos habilitados para receber uma manifestação divina.

Erika Strassburger

A oração é uma conversa sincera com Deus. É um meio que Deus concedeu aos homens para se comunicarem com Ele sempre que desejarem. Através da oração as pessoas podem obter perdão, buscar força para corrigir seus erros, buscar um alívio para um sofrimento, solicitar algo que necessitam, expressar sua alegria e gratidão pelas bênçãos que recebem.

Segundo a Wikipédia, a “oração é um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou ainda um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino. Segundo os diferentes credos religiosos, a oração pode ser individual ou comunitária e ser feita em público ou em particular (…)”.

Falaremos sobre a oração pessoal feita por uma pessoa cristã. Para que ela seja eficiente, alguns detalhes importantes devem ser considerados:

1. Escolha um lugar tranquilo

O local onde oramos pode fazer toda a diferença em uma experiência com a oração. Apesar de podermos orar em qualquer lugar e a qualquer hora, especialmente quando sentimo-nos inspirados a orar ou numa emergência, o local em que oramos frequentemente precisa ser tranquilo. É muito difícil conseguirmos nos concentrar em meio ao barulho ou onde há pessoas circulando. Então, se você quer fazer uma oração especial, se quer orar adequadamente todos os dias, você precisa arranjar um local adequado.

2. Ajoelhe-se

Quando nos ajoelhamos estamos demonstrando nossa humildade diante de Deus, nos curvando ao nosso rei.

Advertisement

3. Imagine Deus te escutando

Para que a experiência seja bem real, imagine que está sendo observado pelo Pai. Você realmente está, apesar de não poder vê-Lo. Essa é uma boa forma de nos prepararmos para termos a concentração necessária durante a oração. Muitas coisas podem nos distrair, especialmente nossos pensamentos. Quando lembramos que estamos sendo observados, é mais fácil focalizar no que está sendo dito e poderemos sentir a influência do Espírito Santo.

4. Derrame reverentemente sua alma a Ele

Não ore de forma repetitiva ou fale coisas sem sentido, concentre-se no que está dizendo e fale como uma pessoa fala a outra, porém com reverência. Deus é nosso Pai. Ele nos ama e quer que conversemos com Ele de boa vontade. Assim como uma pessoa fica magoada ao perceber que não lhe damos a devida atenção ou falamos com ela sem vontade, nosso Pai Celestial sente-se triste se estamos ali só por estar, falando coisas sem sentido, sem o desejo de aprender e saber a Sua vontade. Sim, podemos sentir a Sua vontade e aprender durante uma oração.

5. Confesse seus erros e peça-Lhe perdão

Somos imperfeitos e carecemos do perdão divino. Embora o Pai saiba tudo o que dizemos, fazemos ou pensamos, Ele quer ouvir-nos admitindo diante Dele que estamos errados. Esse é outro sinal de humildade. Deus deseja perdoar-nos e espera que estejamos dispostos a pagar o preço pelos nossos erros. Admitir a culpa faz parte do processo de arrependimento.

6. Agradeça

Agradeça por tudo o que desejar. Tente lembrar-se das coisas pelas quais você é grato e agradeça por elas. Muitas vezes recorremos a Deus desesperados, pedindo proteção, saúde ou qualquer outra coisa, e depois de sermos atendidos esquecemo-nos de agradecer. A ingratidão é um dos piores defeitos que há. Lembre-se de ser grato sempre.

7. Seja específico ao pedir-Lhe algo

Esse é um dos pontos mais importantes. Quando conversamos sinceramente com o Pai, precisamos relatar-lhe o que desejamos. Não dá para generalizar nessas horas. Por exemplo, antes de uma cirurgia, em vez de dizer “Ajude-me a ficar curado, Pai Celeste!”, diga “Guie as mãos dos médicos para que eles possam realizar a cirurgia com precisão! Faça com que eles sejam sábios ao aplicarem os medicamentos e dê-me força física para resistir a tudo isso!”. Precisamos treinar um diálogo mais eficiente com Deus. Precisamos tentar entender as coisas que estão acontecendo para saber exatamente o que pedir.

Advertisement

8. Tenha fé

A fé é um princípio de poder. Orar com fé é saber que Deus pode fazer qualquer coisa. A fé implica também em ação. Se você precisa tirar uma boa nota na prova, faça a sua parte estudando. Depois ore a Deus para que você possa recordar o que estudou. Se você quer ser uma pessoa melhor, ore a Ele pedindo forças para isso, depois se esforce o máximo que puder para corrigir a sua vida. A fé sem obras é morta.

9. Deseje que a vontade Dele seja feita acima da sua

Muitas vezes o que desejamos não é a melhor coisa. Ou não é algo que devemos ter naquele momento. Então, solicite aquilo que deseja, depois diga ao Pai que a vontade Dele deve ser feita acima da sua. Expresse o seu desejo de se submeter à vontade Dele. Esse é um grande exemplo de humildade. Lembre-se de que Ele sabe todas as coisas.

10. Encerre adequadamente

Os cristãos sabem que Cristo é o mediador entre eles e o Pai Celestial. Então eles devem encerrar as orações sempre em nome do Filho, ou seja, “em nome de Jesus Cristo”. Para finalizar, dizem “Amém”.

Você pode provar grandes experiências espirituais durante uma oração. Esforce-se para orar com mais eficiência e você sentirá a forte influência que emana de Deus.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.