Dia Mundial do Meio Ambiente: 6 atitudes sustentáveis no ambiente urbano

Comemore o Dia Mundial do Meio Ambiente neste 5 de junho preservando os recursos que temos neste e todos os outros dias.

Michele Coronetti

Muito se tem falado sobre atitudes sustentáveis, mudanças de hábitos e desenvolvimento verde. O planeta como conhecemos hoje é repleto de mudanças que ocorreram juntamente com o progresso. A cada descoberta, materiais naturais são utilizados, e vão ficando escassos. O processo de vários itens considerados modernos utiliza fatores naturais.

A atualização das empresas nos processos sustentáveis é lenta e difícil. Mas cada indivíduo pode fazer grande diferença praticando atos simples que influenciarão em muito no meio ambiente.

Um dos recursos mais utilizados e que preocupa a maior parte dos líderes populacionais é a água. Atitudes simples e repetidas exaustivamente em comerciais à população como fechar as torneiras enquanto escovamos os dentes ou lavamos a louça, reduzir o tempo de banho ou varrer calçadas ao invés de utilizar a mangueira para empurrar a sujeira, fazem grande diferença no consumo geral. Redutores de vazão e descargas de duplo acionamento se provaram grandes aliados deste precioso e escasso elemento.

O descarte do lixo causa muita polêmica, porém o correto sempre é separá-lo. Os quatro erres (4R’s) Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar caem muito bem neste assunto. Compre apenas o necessário e evite o supérfluo sempre, reutilize embalagens, sacolas e outros produtos, recicle e obtenha materiais diferentes, originais e divertidos e por último, mude de hábitos e eduque uma criança, o futuro que ela terá será muito melhor.

Preservação da natureza: Como ensinar as crianças sobre a poluição e o meio ambiente

Advertisement

Evite impressões desnecessárias, opte por boletos, cobranças e extratos , utilize a folha de impressão em ambos os lados, utilize o verso de folhas de trabalhos escolares, depois de entregues, para seus filhos desenharem, guarde os lápis de um ano para o outro, utilize materiais de forma consciente e produtiva. Evite comprar itens repetidos, utilize-os até o fim.

Abra as janelas durante o dia para que a iluminação do dia encha sua casa e não seja necessário utilizar energia elétrica. Mantenha ambientes iluminados apenas quando utilizados, obtenha eletrodomésticos que consomem menos energia usando-os apenas quando necessário, mantenha o equilíbrio sem exageros ou desperdícios.

Prefira compras a granel evitando assim o grande consumo de embalagens que geram mais lixo. Você pode cultivar vários alimentos e temperos na sua casa ou apartamento. Alimentos frescos sempre que possível fazem muita diferença. É claro que a tecnologia e as várias formas de consumo pronto são práticas e acompanham a correria do dia a dia. Mas será que não está na hora de repensar e ir mudando aos poucos?

Proteger e manter o ambiente em que vivemos inclui não jogar lixo nas ruas, por menor que seja, não poluir praias e locais de lazer, não queimar dejetos a céu aberto, preservar e manter locais de acesso diário, ou seja, cada um é responsável pelo pedaço de cidade ou campo que circula. Se cada um conseguir deixar seu lugar um pouco melhor, mesmo que considere pequena a sua contribuição, o bem que fará pode tomar proporções gigantescas, através de seu exemplo e do benefício que estes pequenos atos causarão.

Recapitulando:

Advertisement
  1. Proteja a água. Evite desperdícios sempre. Use somente o necessário e reutilize sempre que for possível.

  2. Cuide do lixo. Separe-o de maneira adequada e disponível. Destine-o ao lugar certo. Lembre-se dos 4R’s.

  3. Opte por extratos, cobranças e pagamentos evitando assim a impressão demasiada. Utilize os dois lados das folhas.

  4. Deixe a luz de o sol entrar, economize energia elétrica sempre que possível.

  5. Prefira produtos naturais e a granel, cultive uma pequena horta.

    Advertisement
  6. Preserve. O meio ambiente é o local em que você vive, a sua casa, sua cidade. Cuide-o, não o polua.

Benefícios seguirão estas novas práticas e atitudes sustentáveis. O futuro para a próxima geração será bem mais agradável com a colaboração de todos.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.