Dicas de como ensinar seus filhos a cozinhar
Cozinhar pode ser uma simples obrigação ou uma arte muito divertida, especialmente para as crianças.
Marcia Denardi
A arte da culinária é um dom ao alcance de qualquer pessoa. Afinal, ninguém pode ficar sem comer. E cumprir com essa obrigação fisiológica consumindo alimentos gostosos é muito melhor do que se alimentar com comida ruim e mal preparada. Uma hora ou outra quase todo mundo vai precisar cozinhar. Dois dos mais comuns exemplos são:
-
Um(a) jovem que está prestes a morar sozinho(a), porque não poderá comer macarrão instantâneo todos os dias;
-
Um(a) jovem que está se preparando para constituir uma família;
E muitos jovens acabam entrando para um desses grupos sem nunca ter tido noções gastronômicas, por isso, precisam aprender na “marra”, com ajuda de receitas culinárias e, em muitos casos, tendo que experimentar muita comida ruim até que consiga, finalmente, acertar.
Esse sofrimento pode muito bem ser evitado se os jovens aprenderem desde pequenos como cozinhar. Embora não seja uma tarefa muito fácil para os pais, pequenas lições de culinária, sempre que possível, ajudarão os filhos no futuro, quando eles não puderem mais contar com a comidinha da mamãe.
Coloque os filhos na cozinha
Até mesmo as crianças bem pequenas, de três ou quatro anos de idade, já podem fazer coisas simples na cozinha, sempre com a supervisão de um adulto, é claro. Por exemplo:
-
Quando a mãe estiver preparando um bolo, a criança pode ajudá-la a pôr alguns ingredientes na tigela.
-
Com o auxílio de uma cadeira segura, a criança pode lavar a salada antes do almoço.
-
A mãe pode pedir que a criança tempere a salada, ou coloque o sal na comida, indicando a quantidade adequada.
Dicas como essas estarão preparando e acostumando a criança a fazer comidas mais difíceis quando estiver maior, e estimulando nela o gosto de cozinhar. Por isso é importante que a criança faça com frequência tarefas simples assim, para que sua participação na cozinha se torne um hábito. Quando ela estiver maior, no entanto, já pode passar para preparos mais avançados.
-
Ensine-a a preparar pratos mais simples, como cozinhar macarrão, arroz, molhos fáceis, e determinadas sobremesas.
-
No início indique todos os passos. Depois de duas ou três vezes, procure deixá-la preparar o prato sozinho, tirando as dúvidas quando surgirem.
-
Depois que ela estiver craque no básico, é hora de partir para pratos mais avançados. Então, é só ir aprimorando sempre.
É importante que o pai ou a mãe, tornem essa tarefa sempre divertida, e não uma obrigação, para que os filhos não cresçam com a impressão de que cozinhar é um fardo. Não são todos os dias que os pais terão tempo para ensiná-los. Aqueles que puderem colocar os filhos para participar diariamente da gastronomia da casa, ótimo! Mas aqueles que não puderem, podem determinar um dia na semana para isso. Ou aproveitar os fins de semana e usar as atividades na cozinha como um lazer em família.