Dicas de Como Lidar Com Lesões (Queimaduras)
A queimadura está listada como um dos acidentes domésticos mais comuns e que pode gerar consequências para o resto da vida.

Ivani Bastos Irineu
A queimadura está listada como um dos acidentes domésticos mais comuns e que pode gerar consequências para o resto da vida.
A queimadura é uma lesão decorrente da ação do calor sobre nossa pele e pode ter várias causas, mas as principais são por: fogo, vapores ou líquidos quentes, substâncias químicas ou eletricidade.
São classificadas em três níveis:
1. A de
1º. grau
produz uma leve lesão superficial, avermelhada e com pouca dor sem a formação de bolhas. Um exemplo é a queimadura por exposição aos raios solares.
2. A de
2º. grau
já é um pouco mais forte. Ela produz lesão nas camadas mais profundas da pele, gerando bolhas, desprendimento da mesma, dor e ardência de intensidade variável.
3. A de
3º. grau
causa uma lesão mais generalizada nas camadas da pele, comprometendo ainda mais o tecido e podendo chegar até os ossos.
O risco de morte, no entanto, não está associado ao grau da queimadura, mas à extensão e ao local da superfície atingida.
Como todos estamos sujeitos a qualquer um dos tipos de queimadura, é importante saber como agir nessa situação, antes de chamar o socorro.
a) Deite a vítima
Coloque a cabeça e o tórax dele em plano inferior ao resto do corpo. Levante-lhe as pernas, se possível. Isso pode também ser feito com um travesseiro ou almofada sob as mesmas. Resfrie o local com muita água. Pode-se usar compressas com água fria. Não use gelo. Coloque um pano limpo umedecido sobre a superfície queimada para protegê-la da exposição.
b) Se estiver consciente
Dê-lhe bastante líquido para beber: água, suco ou chá. Jamais, bebida alcóolica.
c) Medicação
Se possível, dê-lhe algum medicamento para dor (só se for de primeiro grau).
d) O que não fazer
-
Se tiver bolhas, não as fure.
-
Não jogue água de uma vez. Isso intensificará a dor. Uma observação aqui: As vítimas de 3º. grau podem não sentir dor, por isso tenha cuidado ao jogar água, mesmo que ela não reclame. Faça-o devagar e com cuidado.
-
Nos demais tipos de queimaduras, melhor não medicar, pois poderá necessitar tomar anestesia no hospital.
-
Não toque com as mãos nas partes atingidas.
Advertisement -
Não aplique unguentos, bicarbonato de sódio, creme dental ou pó de café.
-
Não retire corpos estranhos nas lesões.
-
Não arranque a roupa grudada junto a queimadura.
O local de maior risco para queimaduras é a cozinha, por isso tenha cuidado nessa área, especialmente, com as crianças.
Fonte: Corpo de Bombeiros