Dicas de como limpar a casa diariamente
Cada casa é diferente com necessidades e hábitos distintos, portanto cada uma necessita de um tipo de organização diferente.
Beth Proenca Bonilha
Pode parecer que não, mas para fazer uma boa limpeza é preciso planejamento. Quando a gente se organiza, não se esquece de nada e ainda ganha tempo. A partir do momento que você administra a rotina doméstica de acordo com os hábitos de sua família, e há cooperação para que a ordem se mantenha, todos serão beneficiados, pois é muito mais agradável viver em ambientes organizados. A limpeza se torna mais fácil, e você ganha tempo extra, ganha qualidade de vida!
Cada casa é um mundo particular, com necessidades e hábitos distintos, portanto cada família necessita de um tipo de organização diferente, principalmente considerando a possibilidade de contar com ajudantes ou não.
Não desanime se não funcionar no começo. Demora até as pessoas aceitarem uma nova forma de fazer uma velha tarefa. Mas com paciência e conversa tudo se ajeita.
A seguir, algumas sugestões que te ajudarão muito a deixar a limpeza da casa mais eficiente:
Primeiramente tudo deve estar em ordem, para então seguirmos a “Nossa Rotina Diária”. Sem ordem não há limpeza que seja eficiente.
-
Coloque os objetos que estiverem fora de lugar em seus devidos lugares.
-
Separe as roupas limpas e guarde-as, as que forem para lavar, encaminhe para a lavanderia.
-
Junte todo o material que você vai precisar num cesto, por exemplo, pra não ficar indo e vindo.
-
Se você ainda não tem, e for possível, invista em um aspirador de pó. A vassoura recolhe parte da sujeira e deixa o restante para trás, ela só muda a poeira de lugar. Seu esforço é muito maior, e o resultado não é duradouro. O aspirador facilita a limpeza, e os benefícios valem o investimento. Use semanalmente em colchões, estofados, tapetes, persianas, cortinas, etc.
-
Limpe a casa sempre com as janelas abertas.
Advertisement -
Comece a limpeza de cima para baixo.
-
A ordem é: varrer/aspirador, tirar pó e passar o pano no chão.
-
O que vale na limpeza não é a quantidade de produto que você usa e sim a forma e o cuidado na hora de limpar.
-
Comece a limpeza do último cômodo em direção à saída da casa, em geral, o começo são os quartos e banheiros e termina na sala ou na cozinha.
-
Produtos multiuso com álcool são excelentes para limpar espelhos e vidros. Use produtos limpa limo para limpeza do box (porta e azulejos), deixando de molho por alguns minutos. Em seguida, esfregue com uma esponja de limpeza, que não risca, e sapólio líquido.
Advertisement -
Limpe os ralos para não acumular cabelos. Use uma escova sanitária, separada, só para limpar os ralos por dentro, com água sanitária, semanalmente.
-
Limpe a geladeira internamente sempre que estiver com poucos alimentos. Isso facilita. Tenha sempre um produto multiuso bactericida e desengordurante à mão. Para tirar o cheiro da geladeira, após a limpeza com multiuso, passe um pano úmido embebido em mistura de água e vinagre.
-
Tenha sempre panos de limpeza, esponjas e escovas, separados. O que se usa na cozinha jamais limpa o banheiro. Para facilitar marque ou escolha panos e esponjas com cores diferentes. Lave panos de limpeza separados de qualquer outra roupa.
-
Separe também a vassoura: a que limpa jardim ou quintal, não limpa dentro de casa.
Para que a limpeza seja eficiente e você não se acabe de tanto trabalhar, procure distribuir as tarefas com equilíbrio, de segunda à sexta-feira. Assim você não precisa de uma faxina pesada, num único dia. Porém, para economizar, concentre num dia só o uso do ferro de passar.
Soluções Alternativas e ecológicas para limpeza e manutenção diária da casa
Limpar tudo
Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura.
Desentupir pia
Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente.
Limpar forno
Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passe com esponja. Remova com um pano.
Limpar vidro
Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho.
Desodorizante de ambiente
4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.
Para encerar
Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.
Para limpar carpete
Fazer uma solução de água com vinagre branco.
Para lustrar móveis
Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela.
Desinfetante sanitário
Misturar bicarbonato de sódio com vinagre
Pasta de limpeza
Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência, biodegradável), reaproveite-os em uma excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho em um pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta sua pasta de limpeza.
Passar bem
Dilua em um borrifador, 1 copo de água, 1 copo de álcool, ½ copo de amaciante de roupas, ¼ de copo de detergente neutro transparente.
Tira manchas
Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal umedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida.
Fórmula mágica
A velha combinação de água quente e sabão (de preferência, biodegradável) continua sendo o melhor detergente. Ela limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies.
Sabão Caseiro
Ingredientes: – 5 kg de óleo velho (usado); – 2L de álcool; – 2L de água fervente; – 1 Kg de soda. Modo de Fazer:- Colocar a soda e a água em um balde plástico; Misturar o óleo e por último o álcool; Mexer sem parar, até engrossar; Despejar em uma caixa de madeira e esperar esfriar par cortar em barras.
Dicas práticas com vinagre
O vinagre puro mata 99% das bactérias, 82% do mofo e 80% dos germes.
Na limpeza do banheiro, a maioria dos produtos de limpeza contém cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele. Experimente vinagre puro 5% em um frasco limpo de pulverizador em seu banheiro, e use-o para a limpeza. O cheiro do vinagre desaparece em pouco tempo.
O vinagre puro é excelente para limpar a borda da pia do banheiro: basta pulverizar e remover com um pano. Se preferir, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para acabar com aquele mofo que fica no banheiro, pulverize vinagre destilado branco na área mofada e deixe até o dia seguinte, sem enxaguar.
Pulverize-o na tábua de cortar carne, após o último uso, e deixe durante a noite. Para amaciar suas roupas, adicione ½ copo de vinagre durante o enxágue.