Dicas para acalmar uma discussão

Uma discussão pode afetar um relacionamento por dias ou anos, pode magoar e deixar sequelas para a vida toda. Veja dicas de como acalmar uma discussão.

Fernanda Ferraz

No calor do momento, no estresse do dia a dia, uma discussão pode trazer sérias feridas, destruir uma amizade e decepcionar um coração. É fácil ser influenciado por palavras ou frases negativas e querer revidar no mesmo nível ou pior, mas o equilíbrio emocional é o professor da sabedoria humana. Não se ressentir e não revidar são as chaves para a maturidade e a paz de consciência. Bem sei que não é tarefa fácil, ainda mais quando a outra pessoa tenta lhe pisar e lhe ofender. Seja de que lado estejamos falando, se de uma discussão entre irmãos, pais e filhos, se entre amigos de longa data ou apenas conhecidos não importa, a solução é PARAR, quando algumas das partes quiser começar a briga.

Vamos falar sobre algumas formas de encerrar essas discussões destruidoras de relacionamentos.

O Salmista já disse: “Deixa a ira e abandona o furor (…)”. (Salmos 37:8)

Conta-se uma história real de um rapaz e uma moça que se conheceram e casaram-se ainda jovens, tiveram um filho e estavam muito felizes. A criança estava com 18 meses, quando o casal estava no carro a passeio visitando uns parentes. Nessa época era raro falar de cadeirinhas de segurança para crianças, e a maioria das pessoas não usava cinto de segurança. Os pais viajavam, então, com a criança que estava entre eles. Durante a viagem, os dois começaram a discutir, um gritando com o outro, e a criança assustada começou a chorar. O pai ficou ainda mais irritado e pegou um brinquedo que o filho havia deixado cair no banco e no impulso jogou o brinquedo na esposa. O brinquedo não acertou a mãe, mas o filho, causando um sério ferimento, que resultou numa lesão no cérebro e deixou a criança deficiente pelo resto da vida.

Muitas dores e lágrimas houve, ocasionadas por um momento de ira, que poderia ter sido resolvido com paciência e autocontrole.

Advertisement

“A raiva não resolve nada. Não constrói nada, mas pode destruir tudo.” (Lawrence Douglas Wilder)

“Trazes estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.” (2 Timóteo 2:14)

Amansar o temperamento

. Devemos amansar nosso temperamento, não deixando arder dentro de nós a raiva ou a ira de nenhuma parte, devemos nos afastar de sentimentos que relembrem discórdia e ofensas.

O que fazer?

Aprendi que, muitas vezes, o silêncio é a melhor solução, gritos e palavras que magoam em nada ajudarão. O silêncio em si traz conforto para quem faz e reflexão para quem o recebe. Não grite, não use palavras agressivas, mesmo que lhe ofendam.

Esfrie a cabeça

. Se a coisa ficar feia e o sangue subir, corra, peça licença e vá dar uma volta ou tomar um banho gelado. Coloque uma músicas e cante, mas sem ofender quem lhe magoou ou, simplesmente, dê uma volta no quarteirão e só volte quando os ânimos estiverem melhorado.

Advertisement

Não vá dormir com raiva

. Evite dormir com raiva, sentindo rancor ou mágoa. O melhor é conversar o quanto antes e não guardar nenhum sentimento negativo.

Refrear-nos

. Todos nós estamos sujeitos a nos irar, somos falhos, podemos sentir ansiedade em nos defender da mesma forma acusatória com que nos fizeram. Facilmente, perdemos a paciência, ficamos irritados e, na maioria das vezes, isso acontece com quem amamos, mas se nos refrearmos antes de um mal ser cometido, todos sairão ganhando e não haverá tantas lágrimas e perdas. Existe um hino de Charles W. Penrose que diz: “Amansa teu temperamento, domina teu gênio impulsivo, sem embotar a emoção. Deixes que a sabedoria controle a tua ação. Amansa teu temperamento. A calma clareia a visão, enquanto a emoção fervilhante cega o homem mais sensato, e destrói toda a clara razão.”

Amarmos uns aos outros

. Lembremos que devemos nos amar e respeitar. É certo que não somos perfeitos e que facilmente erramos e magoamos as pessoas, mas devemos ter autocontrole e agir de maneira correta. Em uma discussão, respire fundo, conte até 100, esvazie a mente, exclua a raiva e aja com amor.

“Se quisermos ter um bom espírito em todos os momentos, precisamos decidir refrear-nos e não nos zangar.” (Thomas S. Monson)

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.