Dicas para alimentação pós-treino
Dicas para uma boa alimentação antes e depois dos treinos.
Márcia Diniz
Apesar de não ser nutricionista, creio que com a minha experiência como esportista, atleta de triathlon e corridas de aventura por mais de 20 anos, posso sugerir algumas dicas.
Não vou entrar nas questões técnicas que competem a um nutricionista, mas sugestões práticas e saudáveis para quem faz atividade física.
Atividade física constante
Considerarei pessoas que praticam uma atividade física e/ou pessoas que se exercitam pelo menos quatro vezes na semana, com duração superior a uma hora. Sendo exercício aeróbio e musculação, já que um é complementar ao outro e para mim, igualmente importantes.
As pessoas que fazem algum exercício pelo menos três vezes na semana devem ter a mesma preocupação com a alimentação antes e depois do treino. A alimentação deve ser a mais saudável possível, de preferência ingerindo pouca gordura. Nunca deve-se treinar de estômago vazio, nem ficar muito tempo depois do treino sem comer. Estas são dicas básicas.
Hábitos saudáveis
É importante lembrar que hábitos saudáveis fazem parte destas dicas, ou seja, não fumar, levar uma vida regrada, não fazer uso de bebidas alcóolicas e ter uma alimentação saudável e satisfatória no cotidiano.
O antes e o depois
O depois do treino não existiria se não viesse o antes. O preparatório também é muito importante. Comer uma barrinha de cereal com um suco ou com um iogurte para quem vai almoçar ou jantar depois é suficiente, ou até um lanche leve, por exemplo um sanduíche com pão integral, peito de perú e queijo branco, ou ainda um pão de batata com catupiry.
Sugestões
Para o pós-treino segue algumas dicas que são indicadas imediatamente após o exercício, para repor os nutrientes e melhorar a recuperação:
-
Uma barra de proteína e/ou iogurte batido com gelatina (depende da intensidade da atividade).
-
Um sanduíche de atum sem óleo com requeijão light e passas.
-
Uma vitamina com mel.
Advertisement -
Uma salada de fruta com iogurte, mel e granola.
-
Açaí com granola, ou batido com suco de laranja.
Estes são meus preferidos. E para o almoço e jantar não tem muito segredo, o equilíbrio entre carboidratos e proteínas com pouca gordura, sem excessos, é claro, e muita salada.
Algumas dicas de refeições saudáveis para o almoço ou jantar
-
Arroz, feijão, peito de frango grelhado (de preferência orgânico pois tem menos hormônios), salada variada e algum legume.
-
Batata assada com peixe grelhado e salada variada.
Advertisement -
Arroz com cenoura, filé grelhado, tomate assado com ervas e salada.
-
Escondidinho de frango ou carne com salada.
Estes são meus preferidos.
Suplementação
Recomendo ainda, para esportistas que levam mais a sério a atividade e fazem treinos fortes ou competem, que façam uma suplementação com carboidrato e proteína, entre outros nutrientes que podem melhorar a performance e a recuperação. O melhor é consultar um médico e obter sugestões de suplementos que sejam compatíveis com sua saúde, considerando alergias alimentares e outros problemas.
Procure uma nutricionista
Eu fiquei algum tempo sem fazer suplementação porque depois de tantos anos estava um pouco enjoada. Continuei me preocupando com a alimentação saudável, comendo a cada quatro horas, mas estava treinando mais forte e competindo novamente. Sentia que não estava evoluindo nem me recuperando rapidamente. Procurei uma nutricionista e ela me recomendou que voltasse a tomar os suplementos. Na verdade eu já estava perdendo músculo. Posso dizer que em pouco tempo meus músculos responderam, bem como a melhoria de performance e a minha recuperação. Vale o alerta para quem sentir estes sintomas.
Não esqueça de que estas são apenas algumas dicas. Consulte um médico antes de começar a praticar exercícios ou a competir como atleta. Procure um nutricionista para obter uma dieta personalizada dentro das suas necessidades. Nunca use nenhum suplemento sem consultar um especialista.
Bons treinos e divirta-se!