Dicas para demonstrar amor aos idosos
Veja como demonstrar aos idosos sua importância em nossas vidas.
Helia Maria Morozini de Campos
Um idoso carrega consigo uma grande bagagem de experiências, amor e carinho com ele. Os filhos amorosos precisam aprender a retribuir o amor e carinho que seus pais ou avós dispensaram a eles a vida toda. Nossos pais ou avós precisam de muita atenção e às vezes de cuidados especiais. Afinal, nossos pais cuidaram de nós a vida toda e quando estão na velhice precisam de nós para cuidar deles, pois muitos voltam a ser como crianças. No mundo atual, a vida passou a ser muito corrida, a pessoa precisa se dividir entre o trabalho, a casa, filhos, estudos e os pais que por ventura moram com eles. Mas é possível conciliar tudo e achar tempo para seus parentes idosos. É mandamento do Senhor Jesus Cristo que honremos nossos pais (Êxodo20:12), é responsabilidade dos filhos cuidar de seus pais na velhice e amá-los.
Existem várias formas de demonstrar amor e carinho ao idoso, pois não é só de comida, roupa lavada e cama que o idoso precisa.
Segue abaixo algumas dicas.
1- Conversar com o idoso
Ache um tempo para conversar com o idoso, pois ele sempre gosta de contar suas experiências e também quer passar para os filhos e netos as tradições da família.
2- Deixe o idoso falar
:
Às vezes o idoso conta a mesma história várias vezes, deixe-o falar, escute com atenção e comente.
3- Inclusão
Na medida do possível, se o idoso tiver disposição, saúde e quiser, inclua-o em atividades familiares como: passeios de carro, viagens, churrascos, festas de aniversário, festas natalinas, igreja, etc.
4- Reclamações
Se o idoso é daquelas pessoas que gosta de reclamar de tudo, deixe-o fazê-lo! Afinal o idoso, assim como as crianças, tem o direito à tolerância.
5- Leitura
É claro que com o passar do tempo a visão do idoso não é mais a mesma, vai diminuindo e muitos não podem ler. Mas vários idosos gostam da leitura, principalmente se forem livros religiosos. Leia para ele, principalmente aos domingos quando se tem mais tempo.
6- Não seja egoísta!
Se você tem mais irmãos e eles moram perto, divida com eles o privilégio de também poderem demonstrar amor aos pais e avós. Deixe que o idoso visite seus irmãos e se quiser passe alguns dias com eles.
7- Rotina
Toda pessoa, na velhice, adquire hábitos mais rígidos. Acorda cedo, dorme cedo, gosta de jogar paciência, e vê os mesmos programas de televisão. Não mude a rotina dele.
8- Lazer
Incentive-o a visitar seus amigos, a fazer um curso, artesanato, ir à praia, fazer caminhada, etc. O contato com outras pessoas o ajudará a passar o tempo mais rápido e com alegria.
9- Limites físicos
Deixe-o ajudar em alguma tarefa quando ele quiser, se não for pesado. Lembre-se: com a idade avançada, eles não aguentam muito peso ou tarefas que exigem muito raciocínio.
10- Amor e carinho!
Diga pelo menos uma vez por dia que você o ama, isso é fundamental para que o idoso se sinta querido. Abrace-o e sorria para ele, pois assim ele se sentirá seguro e saberá que você o ama.
Não se esqueça: você é o jovem hoje e será o idoso de amanhã.