Dicas para manter a força e a sanidade ao cuidar de um ente querido idoso
A maioria de nós não espera ou planeja cuidar de um familiar idoso, mas muitos terão que enfrentar esse desafio em algum momento de suas vidas.
Joshua Johnson
Os cuidadores muitas vezes têm outras responsabilidades, tais como prover e cuidar de sua família. Quando se encontram nessa situação de cuidar de idosos, não é incomum experimentarem diversos tipos de desafios e emoções:
-
Exaustão física e emocional;
-
Culpa;
-
Raiva;
-
Frustração;
Advertisement -
Solidão;
-
Depressão;
-
Sentir-se sobrecarregado;
-
Preocupações financeiras;
-
Estresse em relacionamentos;
Advertisement -
Falta de compreensão e preparação.
Reserve um tempo para si mesmo
Por causa desses sentimentos, é extremamente importante que, ao cuidar de uma pessoa idosa, você reserve um tempo necessário para cuidar de si mesmo. Estudos mostram que os níveis de estresse são muito menores quando existe um forte vínculo entre o cuidador e o indivíduo sendo cuidado. No entanto, mesmo nas melhores circunstâncias, nem sempre é isso que acontece. Cuidadores são muitas vezes relutantes e até mesmo sentem vergonha de pedir ajuda, por suporem erroneamente que isso significa que eles não são capazes de cuidar adequadamente de um ente querido. Ninguém consegue fazer tudo. É necessário que os cuidadores tenham a ajuda que precisam.
Mantenha-se saudável
A fim de ajudar efetivamente, o cuidador deve manter sua própria saúde física e mental. Negligenciar cuidado consigo mesmo pode trazer consequências em longo prazo para você e para a pessoa sendo cuidada.
Se você estiver cuidando de um ente querido idoso, não se esqueça de:
1. Dormir o suficiente.
2. Exercitar-se e comer refeições nutritivas.
3. Fazer pausas regulares de curto e longo prazo durante a prestação de cuidados.
4. Peça ajuda e permita que outros ajudem.
5. Esteja ciente de suas próprias necessidades e garanta que essas necessidades sejam devidamente atendidas.
6. Não tenha medo de expressar suas preocupações e frustrações a um membro da família ou amigo de confiança.
Resumindo, é importante lembrar que:
-
O que você está fazendo é um trabalho árduo, e descanso é necessário para a sua saúde física e mental. Faça pausas sempre que possível.
-
Esteja ciente dos sinais de depressão. Não demore para obter ajuda profissional quando necessário.
-
As pessoas se preocupam e querem ajudar. Quando oferecerem ajuda, aceite. Seja específico sobre o que eles podem fazer.
-
É preciso estar ciente da condição daquele que está sendo cuidado para que você possa entender o que ele está passando e ser capaz de se comunicar de forma eficaz com os médicos.
-
Seu ente querido pode desejar ser tão independente quanto possível. Deixe-o fazer as coisas por si mesmo sempre que possível.
Advertisement -
Você deve confiar em seus instintos. Na maioria das vezes, eles lhe levarão na direção certa.
-
Não há problema em lamentar a perda de uma pessoa que você conheceu e amou, mas lembre-se sempre de que a vida é bela e digna de ser vivida.
-
Você não está sozinho. Busque a ajuda de outras pessoas que desejam ajudar.
Cuidar de um familiar idoso pode ser uma experiência gratificante. Nem todos nós temos a oportunidade de expressar o nosso amor e gratidão a um pai ou cônjuge por aquilo que eles fizeram por nós dessa maneira. Cuide bem deles agora para não ter arrependimentos depois. Esta semana, guarde um tempo para procurar os diversos recursos disponíveis como por exemplo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), programas religiosos, hospitais e assistentes sociais, agências de cuidados de saúde em casa e o seu centro de idosos da comunidade local.
Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Tips for staying strong (and sane) while caring for an elderly loved one, de Joshua Johnson.