Dicas para se aproximar dos filhos adolescentes
Dicas para se aproximar dos filhos adolescentes e melhorar a relação pais e filhos.
Carla Pinheiro Alves
Os adolescentes vivem em mundo muito agitado, família, escola, amigos, redes sociais e sem falar nas atividades extracurriculares. Tudo nesta fase é muito intenso e é verdade que muitas escolhas aqui feitas têm consequências eternas. Essa é uma fase maravilhosa, eu adoraria voltar no tempo para viver um pouquinho mais essa fase.
Acompanhe
Os pais devem acompanhar de perto os filhos, pois, nesta fase, eles tendem a procurar “a sua turma” ou grupos, e será muito bom que ele se alie a bons grupos. Os bons grupos são aqueles que procuram obedecer a regras da sociedade sem deixar o brilho da juventude. Os pais têm o papel de conhecer os integrantes dos grupos e tentar direcionar os filhos e seus amigos para o caminho do bem.
Amizade
É muito importante que os pais tenham a amizade e a confiança dos filhos e essa boa relação deve ser construída desde cedo. Uma das formas mais eficazes de estreitar o laço de amizade é agir com respeito, é preciso também que se tenha um bom relacionamento com o filho em casa desde criança.
Veja algumas dicas para um bom relacionamento:
-
Respeite seu filho sempre.
Advertisement -
Não bata.
-
Não humilhe em casa nem na frente de outras pessoas.
-
Não fale de seus defeitos.
-
Não grite.
-
Não seja tirano.
Advertisement -
Não seja ditador.
Adolescentes se afastam de pais que brigam o tempo todo, xingam e só criticam. E procuram as ruas, e o que as ruas oferecem? NADA DE BOM.
Se a relação com seu filho está desgastada, comece com uma boa conversa. Peçam perdão e permitam-se recomeçar uma nova relação.
Redes sociais
Cada vez mais presente na vida dos jovens, ela é uma ótima ferramenta para saber o que seu filho está fazendo, com quem está andando e o que está pensando, por isso esteja em dia com as mídias sociais em geral, também, fique por dentro das novas tecnologias dos celulares, câmeras fotográficas e tabletes.
Também, é super importante estar por dentro das músicas do momento. Uma dica é ouvir programas de TV, que envolvam música, e rádios também. Dessa forma não vai ter como não se aproximar de seu adolescente.
Esportes
Acho super bacana a prática de esportes e é uma forma de direcionar seu adolescente para algo bom. Lembre-se de que ele precisa fazer algo, e se você não direcionar, o mundo com certeza o fará.
Religião
Umas das formas mais eficazes de se aproximar e direcionar um filho para o bem é através da religião e seus grupos de moças e rapazes. Muitas delas têm belos programas de progresso pessoal e de deveres para com Deus, que só elevam os adolescentes para o que verdadeiramente é bom. Faço parte de um grupo que direciona esses jovens, e podemos ver a diferença que esses programas fazem para suas vidas e até para suas famílias. Dica: comece desde cedo.
A adolescência é uma fase única, onde temos todo tempo e podemos tudo, e nosso dever como pais é direcioná-los para conquistarem o que é TUDO para eles.