Dicas simples para captar a água da chuva
Aprenda os 5 cuidados essenciais para economizar com a captação e reaproveitamento da água da chuva.
Marilia de Andrade Conde Aguilar
Todo brasileiro conhece de cor a música do cantor Jorge Ben Jor que diz:
“Moro num país tropical, abençoado por Deus,
E bonito por natureza. Mas que beleza!”
O Brasil é realmente um país de muitas belezas naturais, e o fato de ser detentor de 12% de toda a água doce superficial do planeta é mesmo uma grande bênção.
Além de abrigar o maior rio do mundo em extensão e volume, o Rio Amazonas, chuvas abundantes caem sobre mais de 90% do território brasileiro durante o ano.
Infelizmente o tratamento da água para consumo ainda é um procedimento caro por aqui, além do tratamento de esgoto ser praticamente inexistente em muitas regiões do país. Isso faz com que a falta de abastecimento tenha se tornado uma realidade em vários municípios. Chega-se a falar até na existência de uma verdadeira crise hídrica.
Leia: Dicas de segurança doméstica
Estudiosos afirmam que a água será a principal causa de conflitos entre os povos em um futuro próximo.
Nesse contexto a captação de água das chuvas para uso residencial tem se mostrado como uma prática muito vantajosa – tanto em termos de economia, como para a preservação desse recurso tão valioso.
Existem muitas formas de realizar essa captação. Mas, independente da forma escolhida, alguns cuidados essenciais precisam ser observados. São eles:
1. Lavar o telhado
Após um período longo sem chuvas, as primeiras chuvas devem ser utilizadas para “lavar” o telhado da sujeira que ficou acumulada. Não é recomendado armazenar essa água.
2. Tampar
Lembre-se que a água armazenada deve ser devidamente tampada, para impedir que os reservatórios se tornem criadouros para insetos transmissores de doenças – como o mosquito transmissor do vírus da dengue.
3. Filtrar
A instalação de um filtro simples, como uma tela de mosqueteiro, por exemplo, tem a propriedade de reter as sujeiras maiores, melhorando muito a qualidade da água armazenada.
4. Tratar
Tratar com cloro a água armazenada, para evitar a proliferação de larvas e outros microrganismos. Esse procedimento permite que a água seja armazenada por anos.
5. Utilizar
A água captada das chuvas pode ser utilizada para regar as plantas, lavar o quintal e na limpeza da casa. Mas não deve ser utilizada para beber ou cozinhar alimentos!
É possível começar a captar a água das chuvas mesmo com um baixo investimento de dinheiro.
Comece com um projeto pequeno e vá expandindo aos poucos. Você só tem a ganhar! E o meio ambiente também.
Leia: 10 dicas para crescer economicamente