Dinâmicas de grupo aplicadas no dia a dia na empresa e família
Veja como as dinâmicas de grupo podem ajudar em sua empresa ou família e, assim, ser um apoio na interação, compreensão, motivação e diminuição de conflitos entre as partes envolvidas.

Fernanda Ferraz
Tanto dentro da empresa como na organização familiar, podem existir alguns conflitos e necessidades específicas. Meu intuito é ajudar através da proposta da implementação de dinâmicas de grupo.
As dinâmicas têm como objetivo unir mais a equipe, com o objetivo de integrar e aproximar mais, tanto em relacionamento como em propósitos.
Cabe a cada líder ou membro da família reunir os membros e promover estas atividades para ajudar na criatividade, solução de conflitos, facilitar a comunicação e unir mais a equipe, seja ela familiar ou de trabalho, já que todos nós fazemos parte de uma grande família. Vejamos então:
Dinâmica da comunicação
. Se você tem dificuldades para se comunicar, um bom modo de fazer isso é através da dinâmica do bilhete.
Esse bilhete pode conter informações preciosas que no cotidiano você não consegue expressar. Use palavras sinceras, diga o que realmente sente sobre a pessoa ou acontecimento, enfeite como quiser, você pode usar cores e botões, laços e papéis coloridos.
Dinâmica do telefone sem fio
. Essa dinâmica, apesar de muito antiga, ainda é um ótimo exemplo de como estamos ouvindo e repassando as informações, o quanto essa mesma informação é precisa ou falha. Sendo notado esses pontos, fica mais fácil de trabalhar os pontos negativos.
Dinâmica estimulando a criatividade
. Você pode dividir as equipes e separar figuras de revistas. Utilizando uma cartolina as pessoas vão falar sobre essas figuras, o que representam, qual a importância, os pontos negativos e positivos.
Dinâmica da confiança
. Essa dinâmica testa a confiança que um tem no outro. Uma pessoa com olhos vendados se joga de costas para a pessoa que está atrás segurá-la, impedindo-a de cair.
Dinâmica chuva de ideias
. Mostra-se um objeto ou produto (o facilitador) e fala-se os pontos mais importantes dele, positivos e negativos. Então, os participantes irão escrever numa folha de papel o que pode ser feito para melhorá-lo e eliminar ou reduzir os efeitos negativos.
Dinâmica da teia
. Consiste em usar um barbante e tecer uma teia, de modo que cada participante jogue o rolo de barbante para o outro e, ao jogar para a pessoa escolhida, descreva suas qualidades e em que seria bom que ela melhorasse.
Dinâmica estimulante
. Dentro de uma caixa o facilitador irá colocar vários papéis com frases ou curtas mensagens. Essa dinâmica ajuda na comunicação e expressão de sentimentos, onde cada pessoa irá tirar uma mensagem aleatória sobre temas diversos como força, fé, amizade, trabalho e explicá-la segundo seu entendimento.
Dinâmica da colagem
. Ajuda a incentivar à criatividade. Essa atividade necessita de vários papéis coloridos de vários tamanhos e formas, podem ser recortes de revistas. O intuito é deixar os participantes livres para fazerem a colagem como quiserem e depois explicar o que representa para o grupo, para isso deverão, entre si, escolher um tema, frases e significados.
Dinâmica do corpo e mente
Antes de começar o dia, é importante exercitar e relaxar mente e corpo. Se possível 30 minutos antes, reúnam-se e exercitem o corpo, mexendo pernas, braços, cabeça, tudo com movimentos lentos e relaxantes. Isso ajuda no desenvolvimento do bom trabalho durante o dia.
Referências adaptadas: “Noite familiar, Livro de recursos.”