Dois passos para frente e um para trás? Como prosseguir sem perder a esperança

Se estiver passando por um período de estiagem no casamento, nas finanças, no relacionamento com os filhos ou no desenvolvimento pessoal, saiba que dar um passo para trás enquanto anda para frente faz parte da jornada rumo a um destino maravilhoso. O segredo é jamais desistir!

Arelly Vela Catzín

Estou certa de que uma pessoa sempre precisa avançar “em esperança contra a esperança” (Romanos 4:18) e que, se o fizer, ela vencerá no final.

Nesse sentido, há algum tempo ouvi um discurso de conferência que me fez refletir, e que acredito poder dar esperança a quem passa por circunstâncias adversas; àqueles que sentem que, em vez de avançar na vida, retrocedem a cada passo.

Não sei se você está passando por um período de estiagem no casamento, por exemplo, nas finanças, no relacionamento com o cônjuge ou no desenvolvimento pessoal. Não sei se você se sente um fracasso como pai/mãe ou como marido/mulher; mas sei, com toda a certeza, que é preciso caminhar sempre “na esperança contra a esperança” e que, no final, sairá vitorioso. 

Sua família pode ser transformada, seus filhos vão sentir gratidão pelos pais que têm, seu cônjuge vai amá-lo(a) ainda mais e ser o complemento que você precisa. 

Quero falar ao seu coração e dar-lhe uma chave com base nesse discurso que ouvi e que renovou meus pensamentos, para que você saia do lugar onde está e chegue ao lugar onde pretende ir.

Advertisement

Sempre acreditei que nada é impossível para Deus

Não há nada que Ele não possa fazer. Mas, para alguns, isso parece uma história fantasiosa porque eles não viram suas impossibilidades se tornarem realidade. Há duas coisas que ouvi desse discursante que compartilho com o coração na mão, esperando que possa ajudá-lo a seguir em frente para cumprir as metas que você estabeleceu para sua vida e sua família:

Primeira coisa: você tem que acreditar e falar o que acredita

Há pessoas que têm o costume a repetir frases ou palavras para si mesmas até acreditarem nelas, e com isso, tentam vislumbrar um pouco de esperança em meio à situação pela qual estão passando. 

Por exemplo, se, ao discutir com seu cônjuge, ele lhe disser que você nunca vai mudar, que é sempre a mesma coisa; se você aceitar com otimismo, repetirá para si mesmo muitas vezes: “tenho que mudar, isso não pode acontecer de novo, preciso ser uma pessoa melhor, o que ele disse não é verdade…”, e você tenta acreditar nisso e superar, você espera que realmente possa mudar.

Só que essa não é a maneira correta. O mais correto é, antes de tudo, acreditar do fundo do coração que você tem mais uma oportunidade pela frente, que você pode ser diferente, começar a falar do que acredita e dizer: “Eu sei que é não impossível, que posso ser diferente, sei que posso mudar. Vou sair dessa como saí de outras. Sei que serei ainda mais feliz com minha família e vou desfrutá-la por muito mais tempo.” 

Você tem que ter certeza, acreditar em si mesmo e começar a falar com confiança. Chame as coisas que ainda não são como se já fossem; chame-as à existência através de sua fé. Você precisa acreditar para ver os resultados.

Advertisement

Segunda coisa: você tem que lutar “com esperança contra a esperança”

O que significa isso? Haverá momentos tão, mas tão difíceis, que talvez o façam retroceder. Talvez você já tenha dado alguns passos de fé que o impeliram a continuar com a esperança de ver seu casamento restaurado, de ver aquele negócio de família se reerguer, e acontece algo que o faz voltar atrás, que o deixa desanimado, desestimulado. Você já tinha dado dois passos para frente e agora um passo para trás. Mas você não pode ficar lá.

Dentro de você há algo que o impulsiona a dar mais um passo, que é a esperança: é a força que nos encoraja a lutar para conseguir o que queremos, com otimismo, mas também com realismo. Por causa dessa esperança em seu coração, você se levanta, ganha impulso para continuar se esforçando para ser um bom cônjuge ou um bom pai, mãe. Isso é lutar contra a esperança: você avança, volta atrás, avança novamente. 

Não importa quantas vezes você retroceda, o importante é se levantar e seguir em frente, dando o dobro de passos que deu quando retrocedeu. Levará mais tempo, é verdade, mas você chegará lá. Você vais conseguir, vai realizar seu sonho.

Se você está vendo seu casamento ruir, ou está prestes a ser demitido, ou seja o que for que pareça difícil de suportar e alcançar, chame aquilo que ainda não é como se já fosse. Lute com “esperança contra a esperança”, então você verá que está mais perto de conseguir e que, sem dúvida, você conseguirá.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Avanzar, retroceder y avanzar: caminar esperanza contra esperanza

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Arelly Vela Catzín

Arelly Vela es Maestra en Ciencias Químicas, graduada en la Facultad de Química de la UADY. Es madre de 2 niñas y consejera de matrimonios.