É assim que a música influi em sua vida
A música, em qualquer de seus gêneros, expressa com uma doce melodia o que seu coração quer dizer e, às vezes, o que você precisa escutar.
Se existe uma indústria que se mantém ativa em cada canto da terra, é a da música.
“Para todos os gostos, todas as cores”, e com a música acontece o mesmo. Há canções de todo tipo, de todos os gêneros e para todos os gostos. A verdade é que, acredite ou não, a música influencia a sua vida mais do que você pode imaginar.
Não é só o tipo de música que se ouve, mas as partes da psique que são influenciadas quando ouve aquela música que tanto gosta.
Pela minha experiência, posso dizer que a música me tirou de um buraco emocional há alguns anos. Isso é algo pelo qual sou plenamente grata. Sim, a música, do meu ponto de vista, pode salvar uma vida.
Influência da música na saúde
O professor Roberto Valderrama Hernández, da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla, no México, realizou uma experiência em que demonstrou que a influência da música em nossa mente é muito poderosa. Isso porque as notas musicais “geram” energia. Além disso, ele conseguiu concluir que a música tem efeitos sedativos em pessoas que sofrem de ansiedade.
Além do que foi dito acima, a ciência tem sido capaz de estabelecer que os ritmos musicais estimulam diferentes áreas do cérebro. O que se consegue com isso? A música ajuda a ativar as áreas do cérebro que funcionam no processo de aprendizagem e memória. O que isso faz é melhorar a capacidade de aprender.
A música também ajuda a regular hormônios relacionados ao estresse. Ajuda as pessoas a evocarem experiências e memórias, influencia os batimentos cardíacos, pressão arterial e pulso e modula a velocidade das ondas cerebrais.
Como acima, também foi provado que a boa música fortalece o sistema imunológico, melhorando assim a saúde das pessoas.
Influência da música em seus criadores
Como é de se esperar, a música influencia tanto aqueles que a ouvem, como aqueles que a criam; só que de maneira diferente.
Uma revisão publicada no International Journal of Music Education descobriu que a prática ativa da música ao longo da vida traz muitos benefícios. Esses benefícios são maiores se o ensino musical ocorrer durante a infância. Estes são os benefícios:
1. Potencializa o desenvolvimento das habilidades perceptivas que influenciam a aprendizagem da linguagem e repercutem na alfabetização.
2. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina. Isso ocorre quando a criança aprende a tocar um instrumento em tenra idade.
3. Melhora o raciocínio espacial, um aspecto da inteligência que está relacionado com algumas das habilidades necessárias para a matemática.
4. Melhora a autopercepção, desde que a criança tenha experiências de aprendizagem positivas e agradáveis.
Gostos musicais e estilo de vida
Não há uma única pessoa que não se tenha sentido influenciada pelos gostos musicais dos seus familiares. Com o tempo, é normal desenvolver nossos próprios gostos por determinado gênero musical. E também é fato que há canções que nos evocam emoções, sentimentos e memórias impossíveis de evitar.
Se há algo que as pessoas costumam concordar é em reconhecer que a música é a linguagem universal. Não importa em que idioma você a ouça; sempre sentirá de uma forma misteriosa que essa melodia faz mágica em seu estado de espírito e saúde.
Em março de 2021, tive a pior crise de ansiedade e de ataque de pânico da minha vida. Duas semanas de taquicardia, medo inexplicável, vontade de fugir, só queria me esconder e chorar até que tudo terminasse. Chegou a um ponto em que os tremores e o medo inexplicável me impediram de ter uma vida normal.
Por essas coisas na vida que têm que acontecer, chegou a mim, em plena crise, a possibilidade de escutar um gênero musical ao que não tinha acesso por desconhecimento. Aos poucos, mudou minha vida, pois me tirou do constante estado de ansiedade. Até hoje posso dizer que mudou minha forma de viver.
Essa música influenciou tanto a minha vida, que mudou quase totalmente a forma como eu costumava ver o mundo em geral. Fez-me ver uma realidade diferente, talvez um pouco mais brilhante e esperançosa.
Não sou do tipo que julga os outros pelo tipo de música que costumam ouvir. A razão é que, qualquer que seja o tipo de música, se é e foi o salva-vidas dessa pessoa, então ela merece ser respeitada.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original De esta manera influye la música en tu vida