É disto que uma pessoa com transtorno Histriônico é capaz
Aquela pessoa que busca ser o centro das atenções sempre pode ter este transtorno.
Michele Coronetti
Uma pessoa que quer ser o centro das atenções onde quer que vá pode ser diagnosticada com o transtorno Histriônico. Ela pode ser tratada e sua visão de si mesma e da sociedade pode voltar ao normal. Ocorre mais em mulheres e se normalmente apresenta na saída da adolescência para a idade adulta.
Um histriônico levará uma vida com os sentimentos levados quase ao exagero. Suas situações sempre serão as mais difíceis, seu amor sempre será o maior, e ele pode ser considerado uma pessoa muito dramática e narcisista. Para quem assiste as emoções teatrais elas realmente se parecem uma atuação, porém para o portador do transtorno elas ocorrem naturalmente, sem que ele se dê conta de que está sendo exagerado.
É importante notar que nem sempre a pessoa possui o transtorno, tendo apenas alguns episódios de ciúme ou de exagero em chamar a atenção. Porém, ao histriônico essas situações são constantes e, em sua visão, completamente normais.
Relacionamentos
Nos relacionamentos emocionais a vida pode ser bem complicada. Como o histriônico precisa de aplausos o tempo todo, ao perceber que as pessoas a sua volta não o consideram como o mais importante ser do universo, ele prefere o afastamento e para isso muitas vezes utilizará mentiras e rumores para difamar aqueles que o quiseram bem antes. Ele irá buscar um novo público.
Enquanto os holofotes estiverem sobre ele tudo estará bem. Para manter os olhares de todos ele usará de diversos artífices como exposição agradável de si mesmo, normalmente de alguém que não é ele mesmo, contará piadas e enaltecerá pessoas importantes que pouco conhece apenas para ter aplausos para si. Ele também não tem forças para lidar com frustrações podendo até adoecer devido algum episódio infeliz.
Se por um lado a busca dos aplausos ocorre devido a seu brilho ofertado por si mesmo, as lágrimas exageradas podem ocorrer quando seu público desvia o olhar de sua pessoa. A atenção total sobre si é necessária tanto pelo agrado quanto pela dramaticidade.
Características
-
Exibicionista
-
Extrovertido
-
Vaidoso
-
Líder
Advertisement -
Manipulador
-
Autocentrado
Ajudar alguém com o transtorno Histriônico pode ser um grande desafio, pois normalmente a pessoa acredita que não precisa de tratamento e que não possui nenhum problema. Ela confia que é uma pessoa importante e cheia de qualidades e jamais possuidora de algum transtorno psicológico. Muita paciência e conversas inspiradoras podem ajudar para convencer o portador a ter uma consulta com psicólogo ou psiquiatra.