É isto que seu filho quer que você saiba, se for um pai ou mãe ausente
O melhor presente para as crianças não é um presente caro, mas seu amor, tempo e atenção.
Erika Otero Romero
Algo que se tornou frequente na era tecnológica são os vídeos de alto impacto moral. Ou seja, esses vídeos de experiências sociais em que alguém “experimenta” uma situação angustiante para observar a atitude que os outros tomam a respeito.
Sobre isso, há um desses vídeos que vi recentemente. Tratava-se de um grupo de crianças que imitavam a atitude dos seus pais para com elas quando estavam em casa. Posteriormente, os pais viam o que seus filhos tinham feito. O impacto sobre esses pais foi profundo, porque eles perceberam que, embora estivessem em casa com seus filhos, eles realmente “não estavam”.
Como se viu na experiência, muitos pais chegavam em casa do trabalho e “pegavam o celular”. Outros, sendo assediados por seus filhos para obter ajuda, retiravam-nos com a desculpa de estarem cansados. Tristes, essas crianças se afastavam sem reclamar; não reclamavam porque sabiam que seus pais sempre reagiriam da mesma maneira.
Depois disso, as crianças eram entrevistadas. As crianças expressaram quanto desejavam ter atenção e um pouco de tempo da parte de seu pai e mãe. Apesar disso, também sabiam que isso era algo que dificilmente iriam conseguir.
O que é ser pai ou mãe ausente?
Pais e mães ausentes são aqueles que podem passar muitas horas com seus filhos, mas, na verdade, não estão. Não se trata de tempo, porque tempo é o que passam com eles, mas, emocionalmente, esses pais nunca estão disponíveis.
Em parágrafos anteriores, descrevíamos uma situação habitual em muitos lares de hoje. Entende-se que, para poder satisfazer as necessidades de uma família, ambos os pais devem trabalhar. Apesar disso, sustentar os filhos financeiramente, não é a maior responsabilidade que o pai ou a mãe possa ter
Leia também: Ter uma mãe ausente machuca o coração de uma criança para sempre
Uma criança não precisa de um presente caro quando não recebe um abraço ou uma palavra amável de seus pais.
Compreende-se que muitos pais queiram cobrir as necessidades materiais dos filhos; isso é muito importante, mas não é o mais importante. A realidade é que há crianças que não são felizes. O pior é que chegam à idade adulta com uma incrível quantidade de carências emocionais.
Um estudo dirigido pela Universidade de Boston (USA) revelou algo interessante. Encontrou-se que uma das causas mais comuns pelas quais os pais deixam de estar presentes para seus filhos, é o uso excessivo de celulares. Nada estranho, para ser honesta, mas o pior é que isso desencadeia crianças ausentes.
O seu filho percebe que você o engana
As crianças calam-se e aceitam o que você lhes diz, mas não são tão inocentes. Elas percebem que quando você diz “Sim, eu ouvi o que você disse”, você realmente não ouviu nada. Elas sabem que você está mentindo para que o deixem em paz. As crianças entendem que você quer tempo para si, mas esperam que compreenda que elas precisam da sua atenção.
Uma menina não se importa com a última boneca Barbie dada no Natal. Tenho certeza de que ela prefere uma tarde inteira de brincadeiras com você na areia do parque, ela quer é você!
É verdade que a vida dos adultos é um emaranhado de desafios; apesar disso, entre todo esse enredo, deveria haver tempo para os filhos.
Seus filhos, como você, têm necessidades afetivas. Assim como sente que seu parceiro está distante porque faz dois meses não o(a) toca ou diz que ama você, seus filhos sentem o mesmo.
Uma criança precisa de abraços, beijos, conselhos e conforto. Isso é alimento para o seu cérebro e garante-lhe estabilidade emocional a longo prazo.
Consequências para os seus filhos por serem pais ausentes
Como passar de pais ausentes a presentes
1. Ouça os seus filhos: escutar consiste e prestar atenção plena ao que diz o seu filho, faz com que ele sinta que você compreende o seu ponto de vista, ainda que sejam pensamentos infantis, às vezes fantásticos.
2. Compartilhar tempo de qualidade: seu filho precisa que você passe tempo com ele cada dia de sua infância. Não se trata de lhe dedicar três horas para “estar sem estar”; trata-se de que brinquem juntos, leiam histórias e riam dos acontecimentos. Esses momentos, por mais insignificantes que pareçam, são os que ficarão gravados na memória do seu filho para sempre. Serão os melhores que terá durante toda sua vida.
3. Ensine-lhes paciência: uma criança deve aprender, da parte de seus pais, que há momentos para tudo. Isso significa que a criança deve aprender a esperar e a tolerar a frustração. Com isso, o menino compreenderá que, se papai ou mamãe querem passar tempo com ele, vão haver momentos onde isso não será possível. Que ele ou ela deve dar-lhes tempo para fazer coisas de adultos, mas que os amam incondicionalmente.
Ser pais “presentes” envolve um pouco de sabedoria cotidiana e calma. Se tiver tempo para desfrutar com seus filhos, isso será algo que irá apreciar, e eles irão valorizar por toda a vida.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Esto es lo que tu hijo quiere que sepas si eres un padre o madre ausente