É possível continuar o namoro depois de casados com essas 6 dicas
Quando um casal decide se casar, eles o fazem porque se amam e querem compartilhar suas vidas. Veja como se amar todos os dias como se fosse o primeiro, permanecendo assim até envelhecerem.
Sandra Díaz
Todo casamento costuma ter um excelente início, porém, com o passar do tempo, o casal tem que enfrentar diversas situações negativas, incluindo rotina, trabalho, obrigações domésticas e responsabilidades financeiras, entre outras. Esses fatores podem impactar negativamente a vida conjugal e fazer com que a chama do amor se apague pouco a pouco, e se algo não for feito para evitá-lo, pode chegar o dia em que se apague completamente.
Então, o que um casal pode fazer para evitar que seu casamento esfrie? A resposta é simples, sejam namorados e mantenham a chama do amor sempre acesa! Aqui estão seis dicas muito importantes para manter viva a chama do amor.
1. Continuar cortejando
É preciso manter o cônjuge apaixonado todos os dias, sem perder aqueles momentos especiais que tinham durante o namoro. De vez em quando, o marido pode surpreender a esposa com algumas flores, a esposa pode convidar o marido para um jantar ou almoço especial. Resumindo, podem ser feitas muitas pequenas coisas amáveis para cortejar o marido ou a mulher.
2. Passar tempo juntos
Passem uma tarde juntos, seja para tomar sorvete, ir ao cinema ou apenas ficar em casa assistindo a um filme. O importante é que o tempo compartilhado seja de qualidade, e não apenas ficarem juntos no mesmo ambiente fazendo cada um uma coisa para si mesmo.
3. Tempo e espaço para si mesmos
Embora seja verdade que um casal deva passar tempo juntos, também é necessário que cada um tenha o seu espaço, para que o reencontro com o cônjuge seja mais feliz, tal como quando namoravam e o coração batia a mil esperando pelo encontro.
4. Surpreender um ao outro
Deem-se um beijo quando o outro menos espera, um abraço, uma carícia, troquem olhares sedutores. Vocês não têm que se privar, mas entregar as rédeas à espontaneidade.
5. Dizer “eu te amo”, “sou louco(a) por você”
Muitas vezes, esses detalhes importantes acabam sendo esquecidos no casamento, pois ambos supõem que, por serem casados, devem saber o que sentem um pelo outro. De certa forma, isso é verdade, mas é tão bom ouvir “eu amo você” ou “sou louco por você” da pessoa com quem você compartilha a vida.
Devemos deixar de lado o medo de ser ridículo ou do que vão dizer. O amor por uma pessoa é a coisa mais bonita que há.
6. Apelidos carinhosos
Na fase do namoro, é muito comum os casais se tratarem com apelidos carinhosos, por exemplo, “bebê”, “amor”, “minha rainha”, “minha vida” ou “linda” para mulheres; e “gatinho”, “amoreco”, “bebê”, “coração”, entre outros, para os homens. Se isso foi praticado no namoro, deve ser mantido no casamento, pois um simples “Marta, pode vir aqui, por favor”, pode soar áspero. Em vez disso, diga “amor, pode vir aqui, por favor”. É muito mais doce e sutil.
O casamento é um compromisso muito importante e precisa de esforço dia após dia. Não se trata de buscar apenas nossa própria felicidade, mas buscar ao máximo a felicidade de nosso cônjuge. Se todos aqueles pequenos gestos de afeto se perderem com o tempo, o casamento e o amor apresentarão fissuras. Por isso, é preciso ter perseverança, comunicação e, principalmente, saber perdoar e pedir perdão.
Nesse sentido, com certeza você vai se interessar em ler o seguinte artigo: 7 sugestões para fortalecer o casamento
Traduzido e adaptado pro Erika Strassburger, do original 6 consejos para ser novios después de casados. ¡Es posible!