Economizando na festa do casamento: 5 dicas imperdíveis
Principalmente em tempos de crise, tudo o que pudermos economizar na cerimônia e na festa de casamento é bem-vindo!
Luiz Higino Polito
O casamento é para ser uma data inesquecível e bonita – mas não precisa ser necessariamente cara demais.
Por ofício como músico, vi e participei de centenas de casamentos, e talvez eu possa ajudar os que pretendem se casar a economizarem um pouco na hora de contratar os serviços para tão importante ocasião.
1. Economize na hora dos papéis
Existe, para os que não podem pagar, uma lei que permite que você faça o Casamento Civil sem custo. Basta apresentar no Cartório um Atestado de Pobreza.
Mesmo que você não seja tão pobre, existe a possibilidade muito utilizada de se fazer o “Casamento Religioso com Efeito Civil”. Padres e pastores têm autoridade para realizar o casamento civil. Basta que se entre em contato com o líder religioso e ele tomará todas as providências no cartório e realizará o Casamento Civil junto com o religioso.
2. Salão, buffet e flores
Muita gente tem feito casamento em chácaras, o que costuma ser mais barato do que salões para festas na cidade.
Quanto ao buffet, pesquise bastante e busque ter referências do mesmo. Você pode até ir experimentar as comidas que eles servem, o que é o ideal. Para economizar mais ainda, você mesmo pode ficar responsável pela comida e contratar tanto um churrasqueiro quanto os garçons para o dia da festa.
Depois da comida, a decoração normalmente é a parte mais cara do casamento. Dá para se economizar em algumas coisas, como nas flores: existe uma modalidade de se alugar flores artificiais. Já vimos vários casos onde quase nem se dá para notar que as flores são artificiais, de tão bem feitas que elas são. Ou então compre flores mais simples, porque as flores mais nobres costumam ter preços muito “salgados”.
3. Lembrancinhas e arranjos de mesa
Noiva: Você pode fazer uma boa economia comprando o material para as lembrancinhas e fazê-las você mesma. Existem muitas revistas de artesanato onde você pode ter muitas ideias maravilhosas a respeito. É muito comum nos EUA a noiva e as madrinhas se encarregarem juntas de fazerem tais lembrancinhas.
4. Música, fotos e filmagem
Contrate músicos, DJ ou VJ que toquem tanto na cerimônia religiosa, quanto na festa, caso sejam realizadas em locais diferentes. O preço pode variar enormemente. Cuidado com esse item, e sempre ouça os músicos antes de contratá-los, porque já vimos festas serem muito prejudicadas por música mal tocada ou cantada. Na Internet você pode ver alguns exemplos arrepiantes disso.
Da mesma forma, se contratar apenas um Estúdio que faça as fotos e a filmagem, ficará mais barato do que se contratar dois Estúdios, um para fotos e outro para filmagens.
5. Vestuário e salão de beleza
Dá para se alugar desde o vestido de noiva até as roupas dos padrinhos e daminhas economizando um bom dinheiro, principalmente se você conseguir que todos (os noivos, padrinhos, daminha) aluguem as roupas na mesma loja.
O mesmo vale também se você reservar um único Salão de Beleza para todas as mulheres fazerem suas maquiagens e penteados.
O que realmente mais importa
Sei que para a maioria das mulheres um casamento suntuoso é um sonho. Para os homens, que são mais práticos nessa hora, qualquer cerimônia simples basta.
No entanto, as noivas devem se preocupar muito mais na escolha de um bom marido, do que em fazer uma festa maravilhosa e cara e sofrer depois com um casamento infeliz.